Segundo o TSE, as alterações são definidas pelos tribunais eleitorais dos estados (TREs), já que a justiça local conhece melhor a realidade de cada zona eleitoral.
Eleitores consultando seção de votação. (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta segunda-feira (19) que 444 seções eleitorais terão alteração de endereço de votação entre o primeiro e o segundo turno das eleições de 2026.
Isso significa que 130 mil eleitores de 22 estados vão votar no dia 25 em local diferente do que votaram no primeiro turno. A maioria dos eleitores afetados estão em Minas Gerais (29.715), Paraná (17.968) e Amapá (11.614 ).
No sábado, o Tribunal havia divulgado mudança de endereço de 4,3 mil seções. No domingo eram 1.116. Hoje, o número diminuiu mais uma vez.
Segundo o TSE, as alterações nos locais de votação são definidas pelos tribunais eleitorais dos estados (TREs), já que a justiça local conhece melhor a realidade de cada zona eleitoral.
O TSE alerta que estão sendo feitos ajustes em relação aos locais de votação, por isso esses números ainda podem mudar.
O problema é que os dados do TSE diferem, em alguns casos, dos dados dos TREs. O site do TRE do Tocantins, por exemplo, informa que todos os locais de votação foram mantidos entre o 1º e o 2º turno.
Porém, no sistema do TSE constava, até a tarde desta segunda-feira (19), ao menos duas seções alteradas na cidade de Itaguatins, afetando 382 eleitores.
Na dúvida, tanto o TSE como os TREs orientam os eleitores a consultarem, com antecedência, o local de votação. Pelo aplicativo E-título, o eleitor deve acessar a opção “Onde Votar”.
Também é possível fazer a consulta no Autoatendimento Eleitoral ou pelo assistente virtual ChatVote.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) informa que, até o momento, oito seções eleitorais em três locais de votação, localizadas nos municípios de Buíque, Floresta e Tacaimbó, terão mudança de endereço no segundo turno das Eleições 2026, marcado para domingo, 25 de outubro.
Ao todo, as alterações envolvem 2.914 eleitores aptos a votar.
Em Pernambuco, funcionarão no 2º turno 22.091 seções em 3.406 locais de votação. As mudanças são muito pequenas em relação ao total de seções do estado.
20:50, 19 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
Ao todo, as alterações do TRE-PE envolvem 2.914 eleitores aptos a votar.
O grupo atribui a crise financeira a uma série de fatores, como os impactos da pandemia de Covid-19, as altas taxas de juros, a redução das vendas no varejo e a concorrência de plataformas internacionais de comércio eletrônico.
Parlamentar foi levado ao Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após o debate da Band. O quadro foi revertido e estado de saúde é estável.
mais notícias
+