24 de outubro de 2024 às 13:11 - Atualizado às 13:30
Eleições municipais 2024. Arte: Portal de Prefeitura
Nesta sexta-feira, 25 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) dará início ao processo de distribuição das urnas eletrônicas para o segundo turno das Eleições de 2024, que será realizado no próximo domingo (27) em Olinda e Paulista. Serão distribuídas 1.624 urnas entre os 182 locais de votação de ambos os municípios.
As 935 urnas que serão utilizadas nas três Zonas Eleitorais de Olinda vão deixar o Polo 01, localizado na Avenida Cônsul Vilares Fragoso, 291, no bairro de San Martin, no Recife. Já as 689 urnas que serão usadas nas três Zonas Eleitorais de Paulista vão sair do Polo 15, que fica na Rua Joaquim Nabuco, s/n - Centro – Igarassu.
O transporte dos equipamentos terá início às 8h nos dois polos e, em Paulista, se estenderá até o sábado (26), véspera do segundo turno. As urnas serão recebidas pelos administradores de prédios. À medida que forem entregues, os técnicos irão ligar e vistoriar as urnas e os locais onde elas serão instaladas.
A escolha dos chefes do Executivo em 52 cidades de 20 Estados foi adiada para o segundo turno, já que nesses municípios com mais de 200 mil eleitores nenhum postulante alcançou mais de 50% dos votos válidos (sem contar brancos e nulos) na primeira votação, no dia 6 deste mês..
Dessa forma, os eleitores deverão retornar às urnas no próximo dia 27 seguindo os mesmos horários e regras estabelecidos no primeiro turno: votação das 8h às 17h, unificada no horário de Brasília.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos e facultativo para maiores de 70 e jovens entre 16 e 18 anos. Porém, se o eleitor completar 18 anos entre os dois turnos, o voto no segundo turno será obrigatório.
Caso o cidadão tenha optado por tirar seu título de eleitor apenas depois de completar a maioridade penal, a não presença nas urnas no segundo turno não acarretará punição, uma vez que não há registro do título na Justiça Eleitoral.
Se, no entanto, o eleitor já possuir o documento e se ausentar da votação, ele será multado. O não pagamento da taxa impede o cidadão de se inscrever em concursos, de tirar passaporte e de renovar a matrícula em universidades públicas.
O cadastro para novos eleitores está fechado até 5 de novembro. Obrigatório a partir dos 18 anos, o título de eleitor deve ser tirado até os 19 anos.
Da redação do Portal com informações do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.
1
2
3
4
14:04, 15 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
O grupo não especificou imediatamente quando as libertações acontecerão nem o que espera receber em troca.
Segundo a procuradoria, os argumentos dos advogados do ex-presidente não apresentam critérios para retirar os ministros do caso.
A ideia, que busca beneficiar Bolsonaro e aliados, esteve entre os assuntos abordados pelos líderes do partido durante uma reunião na última quinta-feira, 13 de março.
mais notícias
+