Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Moura: "A Prefeitura ignora a legislação, desrespeita o meio ambiente e afronta a Justiça"

O veereador do Recife criticou a retomada das obras do Habitacional da Vila da Aeronáutica. Segundo o parlamentar, a iniciativa não tem "respaldo legal".

Redação

07 de setembro de 2025 às 12:58   - Atualizado às 12:59

Eduardo Moura critica Prefeitura do Recife por desmatamento irregular.

Eduardo Moura critica Prefeitura do Recife por desmatamento irregular. Foto: Divulgação

O vereador Eduardo Moura (Novo) revelou que foi acionado pelos próprios moradores da Vila da Aeronáutica, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, que perceberam a movimentação de máquinas no local para o retorno das obras do habitacional.

Segundo o parlamentar, a Prefeitura do Recife emitiu na noite de sexta-feira, 5 de setembro, uma autorização irregular para a retomada das obras, sem qualquer respaldo legal ou decisão judicial que suspenda o embargo.

“É uma atitude inaceitável. A Prefeitura ignora a legislação, desrespeita o meio ambiente e afronta a Justiça. Os recifenses merecem mais responsabilidade e transparência por parte do poder público”, afirmou.

A situação levanta sérias preocupações sobre a conduta da gestão municipal e exige providências urgentes por parte das autoridades de fiscalização e do Judiciário.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Entenda

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) confirmou no sábado, 6 de setembro, a aplicação de uma nova multa contra a Prefeitura do Recife por descumprimento de embargo em área da antiga Vila da Aeronáutica, em Boa Viagem, na Zona Sul da capital.

Veja Também

A penalidade, no valor de R$ 50 mil, foi motivada pela constatação de indícios de continuidade do desmatamento em trechos do terreno já interditados.

Segundo a CPRH, a denúncia que chegou ao órgão apontava que máquinas utilizadas anteriormente nas Quadras 1 e 2, já embargadas, teriam sido deslocadas para as Quadras 3, 4 e 5, próximas à Estação Aeroporto do metrô, na Avenida Vinte de Janeiro. A vistoria contou com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

No local, fiscais não encontraram os cinco equipamentos, mas verificaram marcas de movimentação compatíveis com máquinas de esteira e pá-carregadeira, além de vegetação derrubada e tapumes fechando os terrenos. Moradores entregaram vídeos mostrando a retirada dos maquinários das áreas interditadas.

Durante a inspeção, a CPRH recebeu cópia da Autorização Ambiental para Erradicação, que abrangia as cinco quadras do terreno. O órgão destacou, porém, que a autorização incluía áreas já embargadas e em tramitação judicial, onde não haveria possibilidade de intervenção sem permissão expressa da autarquia estadual.

A CPRH também frisou que, em áreas urbanas fora de Áreas de Preservação Permanente (APPs), a competência de fiscalização é da Secretaria Executiva de Gestão e Controle Ambiental, vinculada ao município.

Em resposta, a Prefeitura do Recife afirmou que todos os serviços em execução estão devidamente licenciados pela Secretaria Executiva de Licenciamento Ambiental.

A gestão ainda destacou que uma nova licença foi emitida para contemplar questionamentos estaduais e classificou a atuação da CPRH como “arbitrária”, ao tentar interromper o que considera uma ação regular.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:31, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter