Pernambuco, 07 de Dezembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Comissão aprova projeto sobre descontos na conta de luz para produtores rurais

A proposta de Eduardo da Fonte, altera a Lei que trata da universalização do serviço público de energia elétrica.

Gabriel Alves

14 de agosto de 2025 às 08:55   - Atualizado em 15 de agosto de 2025 às 09:08

Eduardo da Fonte.

Eduardo da Fonte. Foto: Divulgação

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 13 de agosto, o Projeto de Lei 2165/2023, de autoria do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), que proíbe a exigência de licenças, outorgas ou outras obrigações administrativas cujo custo inviabilize o acesso de pequenos produtores rurais aos descontos especiais na tarifa de energia elétrica.

A proposta altera a Lei nº 10.438/2002, que trata da universalização do serviço público de energia elétrica, e garante que agricultores enquadrados como pequenos produtores, conforme classificação do Conselho Monetário Nacional, não sejam obrigados a arcar com despesas elevadas para obter o benefício.

Hoje, a legislação exige licenciamento ambiental e outorga para o uso de recursos hídricos, requisitos que, segundo o parlamentar, são adequados apenas a projetos de irrigação sofisticados, mas acabam sendo aplicados também a sistemas simples, como poços artesianos, usados pela maioria dos pequenos agricultores. O custo dessas exigências pode chegar a R$ 10 mil, valor considerado inviável para esse público.

“O desconto na conta de energia é uma política pública importante para o desenvolvimento econômico e social do campo. Não podemos permitir que a burocracia e taxas abusivas tirem dos pequenos produtores um direito fundamental”, defendeu Eduardo da Fonte.

Eduardo da Fonte propõe acordo

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) defendeu, em audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, a aprovação do Projeto de Lei nº 667/2021, de sua autoria, que institui o Acordo de Compartilhamento de Risco (ACR) para a incorporação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja Também

A proposta já recebeu parecer favorável do relator, deputado Rafael Simões, e deve ser votada ainda neste semestre.

O ACR é um modelo inovador que permite a inclusão de medicamentos, tratamentos e dispositivos médicos de forma mais rápida e sustentável, especialmente para doenças raras e de alto custo.

Pelo sistema, o risco financeiro e clínico é dividido entre o SUS e a indústria farmacêutica, com cláusulas que garantem redução de preços, monitoramento de resultados e custeio compartilhado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:45, 07 Dez

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Lulinha e o Careca do INSS.
Investigação

PF tem acesso a conversas por celular de Lulinha com o Careca do INSS, diz site; confira detalhes

As apurações incluem mais de mil páginas de documentos, além de áudios e conversas de WhatsApp, que ajudam a traçar o caminho de parte do dinheiro.

Lula e Flávio Bolsonaro.
Pesquisa

Lula venceria Flávio Bolsonaro por 15 pontos em eventual 2º turno, aponta Datafolha

O instituto ouviu 2.002 eleitores entre os dias 2 e 4 de dezembro, antes, portanto, do anúncio do senador.

Feitosa e Anderson Ferreira.
Eleições 2026

Coronel Feitosa declara apoio a Anderson Ferreira para disputa ao Senado

Antes de anunciar sua posição, o Coronel conversou com deputados federais e estaduais do partido.

mais notícias

+

Newsletter