Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo e Lula da Fonte solicitam ao Ministério da Saúde a interiorização da oncologia em Pernambuco

A audiência foi realizada na última terça-feira, 1º de abril, e contou com a participação dos deputados Júlio Arcoverde e Átila Lira.

03 de abril de 2025 às 09:30   - Atualizado às 09:30

Eduardo e Lula da Fonte junto aos deputados, Júlio Arcoverde e Átila Lira, após reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Eduardo e Lula da Fonte junto aos deputados, Júlio Arcoverde e Átila Lira, após reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Foto: Divulgação

Os deputados federais, Eduardo da Fonte (PP/PE), Lula da Fonte (PP/PE), Júlio Arcoverde (PP/PI) e Átila Lira (PP/PI) participaram, na última terça-feira, 1º de abril, de uma audiência no Ministério da Saúde com o ministro Alexandre Padilha para tratar de pautas estratégicas para a saúde pública do Nordeste. Entre os temas abordados, destaque para o pedido de interiorização da oncologia em Pernambuco, com foco na habilitação do serviço de cardiologia no Hospital do Câncer do Sertão do Araripe.

Localizada no sertão pernambucano, a unidade tem potencial para atender pacientes de diversos municípios de Pernambuco, além de regiões do Piauí, Ceará e cidades vizinhas, ampliando o acesso ao tratamento oncológico em áreas historicamente desassistidas.

“Estamos trabalhando para que o tratamento contra o câncer chegue ao sertão com estrutura e dignidade. A interiorização da oncologia é um passo essencial para levar saúde pública de qualidade a quem mais precisa”, afirmou o deputado Eduardo da Fonte.

Além da interiorização, os parlamentares solicitaram a habilitação de 10 leitos de UTI pediátrica para o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), a redução da idade mínima para a realização de mamografias no SUS e informações atualizadas sobre os aparelhos de cobaltoterapia em funcionamento no sistema público de saúde.

“Nosso objetivo é garantir que os serviços oncológicos cheguem ao interior com a mesma qualidade dos grandes centros. Quem mora no sertão também tem direito a um atendimento de excelência, sem precisar percorrer longas distâncias para realizar seus tratamentos”, destacou o deputado Lula da Fonte.

Veja Também

Nova aquisição 

 

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) deu um grande passo na modernização do tratamento oncológico com a entrada em funcionamento de um novo acelerador linear Halcyon. O equipamento já está beneficiando cerca de 50 pacientes por dia, com expectativa de ampliar esse número para 90 nos próximos meses.

Com o novo aparelho, a capacidade de atendimento do hospital pode aumentar em aproximadamente 50%. Atualmente, o HCP atende cerca de 210 pacientes por dia e registra uma média de 150 novos casos de câncer por mês.

A aquisição do acelerador foi viabilizada por uma emenda parlamentar de R$ 6.491.264,00 destinada pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que entrou para a história do HCP como o parlamentar que mais destinou recursos à instituição.

Na segunda-feira (31/03), Eduardo da Fonte e o deputado federal Lula da Fonte visitaram o hospital para conhecer de perto o novo equipamento.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:19, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter