A audiência foi realizada na última terça-feira, 1º de abril, e contou com a participação dos deputados Júlio Arcoverde e Átila Lira.
03 de abril de 2025 às 09:30 - Atualizado às 09:30
Eduardo e Lula da Fonte junto aos deputados, Júlio Arcoverde e Átila Lira, após reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Foto: Divulgação
Os deputados federais, Eduardo da Fonte (PP/PE), Lula da Fonte (PP/PE), Júlio Arcoverde (PP/PI) e Átila Lira (PP/PI) participaram, na última terça-feira, 1º de abril, de uma audiência no Ministério da Saúde com o ministro Alexandre Padilha para tratar de pautas estratégicas para a saúde pública do Nordeste. Entre os temas abordados, destaque para o pedido de interiorização da oncologia em Pernambuco, com foco na habilitação do serviço de cardiologia no Hospital do Câncer do Sertão do Araripe.
Localizada no sertão pernambucano, a unidade tem potencial para atender pacientes de diversos municípios de Pernambuco, além de regiões do Piauí, Ceará e cidades vizinhas, ampliando o acesso ao tratamento oncológico em áreas historicamente desassistidas.
“Estamos trabalhando para que o tratamento contra o câncer chegue ao sertão com estrutura e dignidade. A interiorização da oncologia é um passo essencial para levar saúde pública de qualidade a quem mais precisa”, afirmou o deputado Eduardo da Fonte.
Além da interiorização, os parlamentares solicitaram a habilitação de 10 leitos de UTI pediátrica para o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), a redução da idade mínima para a realização de mamografias no SUS e informações atualizadas sobre os aparelhos de cobaltoterapia em funcionamento no sistema público de saúde.
“Nosso objetivo é garantir que os serviços oncológicos cheguem ao interior com a mesma qualidade dos grandes centros. Quem mora no sertão também tem direito a um atendimento de excelência, sem precisar percorrer longas distâncias para realizar seus tratamentos”, destacou o deputado Lula da Fonte.
O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) deu um grande passo na modernização do tratamento oncológico com a entrada em funcionamento de um novo acelerador linear Halcyon. O equipamento já está beneficiando cerca de 50 pacientes por dia, com expectativa de ampliar esse número para 90 nos próximos meses.
Com o novo aparelho, a capacidade de atendimento do hospital pode aumentar em aproximadamente 50%. Atualmente, o HCP atende cerca de 210 pacientes por dia e registra uma média de 150 novos casos de câncer por mês.
A aquisição do acelerador foi viabilizada por uma emenda parlamentar de R$ 6.491.264,00 destinada pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que entrou para a história do HCP como o parlamentar que mais destinou recursos à instituição.
Na segunda-feira (31/03), Eduardo da Fonte e o deputado federal Lula da Fonte visitaram o hospital para conhecer de perto o novo equipamento.
3
09:19, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+