Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo da Fonte assume liderança da federação PP/União Brasil em Pernambuco

No cenário nacional, a federação será co-presidida até dezembro pelo senador Ciro Nogueira e por Antônio Rueda.

Gabriel Alves

29 de abril de 2025 às 16:44   - Atualizado às 17:09

Eduardo da Fonte ao lado de Lula e membros da família Coelho.

Eduardo da Fonte ao lado de Lula e membros da família Coelho. Foto: Divulgação

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) vai comandar a federação entre o Partido Progressistas e o União Brasil em Pernambuco. Ele anunciou a novidade nesta terça-feira, 29 de abril, por meio de publicação nas redes sociais. A decisão saiu após reunião realizada em Brasília, na segunda (28), com a presença da família Coelho, que lidera o União Brasil no estado.

“A Federação que nasce essa semana entre União Brasil e Progressistas será um movimento de muita força política, e estarei à frente como presidente em Pernambuco, para junto com o povo do nosso Estado somar mais forças para fazer entregas em Pernambuco e no Brasil”, afirmou Eduardo da Fonte em vídeo.

Apesar da união formal, os dois partidos ocupam posições políticas diferentes no estado. Eduardo da Fonte integra a base da governadora Raquel Lyra (PSD), enquanto Miguel Coelho, do União Brasil, apoia o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

A união terá impacto direto no tabuleiro eleitoral de 2026, colocando o parlamentar em uma posição de destaque para a disputa ao cargo de senador no próximo pleito.

Uma das principais pautas de Eduardo é a Saúde, que costuma enviar emendas para hospitais de Pernambuco.

Veja Também

No final do ano passado, por exemplo, o parlamentar chegou a ser homenageado com uma placa em reconhecimento aos recursos destinados ao Hospital e Maternidade Santa Maria.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Além disso, os dois líderes já sinalizaram interesse em disputar o Senado em 2026, cada um em campos políticos opostos. Ainda assim, por regra da federação, PP e União Brasil precisarão apresentar uma chapa única nas eleições estaduais, mesmo mantendo diretórios independentes.

Miguel Coelho reforçou que o foco agora está em fortalecer a nova aliança.

“Muita gente tem nos perguntado sobre as eleições de 2026. Vamos conversar sobre isso no momento certo, com tranquilidade e maturidade. Agora, vamos intensificar o trabalho para ampliar o partido em Pernambuco”, declarou.

Federação terá maior bancada na Câmara

No cenário nacional, a federação será co-presidida até dezembro pelo senador Ciro Nogueira (PP) e por Antônio Rueda (União Brasil). Juntas, as legendas formarão a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares, além de 13 senadores, seis governadores e mais de mil prefeitos. A estrutura unificada também garantirá o maior volume de recursos do fundo eleitoral.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:31, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter