Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Dobradinha entre Mendonça Filho e Débora Almeida enfraquece palanque dos Coelhos em 2026

Alinhados à reeleição de Raquel Lyra, Mendonça e Débora fecham parceria eleitoral em dois redutos estratégicos e tiram espaço dos Coelhos na região do Agreste.

Portal de Prefeitura

01 de julho de 2025 às 14:08   - Atualizado às 14:31

Dobradinha entre Mendonça Filho e Débora Almeida enfraquece palanque dos Coelhos

Dobradinha entre Mendonça Filho e Débora Almeida enfraquece palanque dos Coelhos Foto Montagem/Portal de Prefeitura/Matheus Augusto/Instagram

A movimentação política para 2026 em Pernambuco começa a redesenhar os palanques eleitorais mais influentes do interior do estado. Desta vez, a novidade vem do Agreste: Mendonça Filho e Débora Almeida vão formalizar ainda esta semana uma aliança que deve impactar diretamente o desempenho eleitoral do deputado estadual Antonio Coelho, hoje um dos principais nomes do União Brasil.

A dobradinha entre Mendonça e Débora envolverá os municípios de Belo Jardim, berço político do ex-ministro da Educação, e São Bento do Una, base da deputada estadual. Ambos têm forte presença local: Mendonça costuma ultrapassar os 15 mil votos em Belo Jardim para federal, e Débora obteve 10.444 votos para estadual em 2022 em seu município de origem.

Com a aliança, os dois passam a reforçar mutuamente seus palanques em redutos onde são altamente competitivos, o que os bastidores políticos avaliam como um grande trunfo para o grupo da governadora Raquel Lyra, de quem são aliados de primeira hora. E quem sai claramente prejudicado com o arranjo é Antonio Coelho, que em 2022 dobrou com Mendonça em Belo Jardim e conseguiu mais de 7 mil votos — sua segunda maior votação no estado, atrás apenas de Petrolina.

O recado de Mendonça Filho é claro:

“Os Coelhos estão com João Campos, e eu apoio Raquel Lyra. Portanto, não estaremos juntos em 2026”, teria dito ele a um interlocutor próximo no último fim de semana.

Segundo essa mesma fonte, o próprio Mendonça já conversou com Antonio Coelho sobre o reposicionamento e garantiu que o deputado estadual recebeu a informação com maturidade. Ainda assim, o movimento sinaliza um afastamento progressivo entre Mendonça e a família Coelho, mesmo com ambos ainda filiados ao União Brasil.

Nos bastidores, comenta-se que Mendonça poderá migrar para o PSD da governadora Raquel Lyra durante a janela partidária de abril de 2026 — o mesmo caminho já traçado por Débora Almeida.

Veja Também

Outro personagem-chave nesse xadrez eleitoral é o prefeito Gilvandro Estrela, de Belo Jardim, que também aderiu à chapa Débora-Mendonça e deu aval ao movimento. Reeleito em 2024 com 73% dos votos, Gilvandro é visto como peça estratégica no reforço do grupo governista no Agreste.

A aposta nos bastidores é que Débora, que teve 3.394 votos em Belo Jardim em 2022, pode facilmente ultrapassar os 10 mil votos na cidade com o apoio combinado de Mendonça e Gilvandro.

Com isso, Antonio Coelho perde um dos palanques mais valiosos do interior, enquanto Mendonça consolida sua liderança na região e reforça seu papel como principal nome da base de Raquel Lyra no Agreste.

Da redação do Portal com informações do BlogDellas

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:21, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

mais notícias

+

Newsletter