Pernambuco, 04 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado venezuelano afirma que os yanomami desnutridos vieram do seu país para o Brasil em busca de sobrevivência

"Os índios não têm fronteiras. Na Venezuela não têm sustento, alimentos, remédios. Muitos vieram ao Brasil em busca da sobrevivência", relatou o parlamentar.

31 de janeiro de 2023 às 13:58

Romel Guzamana, deputado da Assembleia Nacional da Venezuela, afirmou pelas redes sociais que os indígenas da etnia yanomami com sinais de desnutrição no Brasil são refugiados da fome no país vizinho que cruzaram a fronteira.

"Denuncio a grave desnutrição de nossos irmãos indígenas yanomamis do estado Bolivar. Cruzaram ao Brasil em busca de comida, outra violação aos direitos humanos indígenas por culpa do regime de Maduro", escreveu ele, que é do partido Vontade Popular, o mesmo do líder oposicionista Juan Guaidó.
Leia também:>>>Governo Lula declara estado de emergência em saúde no território Yanomami para combater crise sanitária

Na publicação do deputado, é veiculada a imagem de uma idosa yanomami que morreu por desnutrição no dia 22 de janeiro. O assunto em questão tem sido pauta internacional, com intensos debates políticos que buscam emplacar narrativas favoráveis e/ou contra determinados espectros. Recentemente, entrevista à Folha de S.Paulo, Guzamana, que é indígena e integra o Parlamento Amazônico, informou que os yanomamis venezuelanos têm relações de parentesco com indígenas brasileiros.

"Os índios não têm fronteiras. Na Venezuela não têm sustento, alimentos, remédios. Muitos vieram ao Brasil em busca da sobrevivência", relatou.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Conexão Política

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:39, 04 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra é reeleita governadora de Pernambuco.
Resultado

Raquel Lyra é reeleita para o governo de Pernambuco com mais de 53% contra 44% de João Campos (PSB)

O resultado foi confirmado durante a apuração da Justiça Eleitoral. Com 98,16% das urnas totalizadas, Raquel registrava 53,28% dos votos válidos, enquanto João Campos tinha 44,78%.

Marília Arraes e Humberto Costa eleitos senadores por Pernambuco
Eleições 2026

Humberto Costa (PT) e Marília Arraes (PDT) vencem disputa pelo Senado em Pernambuco

Os candidatos integraram a mesma aliança, a Frente Popular de Pernambuco. A estratégia garantiu a eleição de ambos, que se juntarão à senadora Teresa Leitão (PT) em Brasília.

Sergio Moro.
Eleições

Sergio Moro vence eleição para governador do Paraná no 1º turno

Até às 20h51, 99,87% das urnas haviam sido totalizadas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

mais notícias

+

Newsletter