Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado venezuelano afirma que os yanomami desnutridos vieram do seu país para o Brasil em busca de sobrevivência

"Os índios não têm fronteiras. Na Venezuela não têm sustento, alimentos, remédios. Muitos vieram ao Brasil em busca da sobrevivência", relatou o parlamentar.

31 de janeiro de 2023 às 13:58

Romel Guzamana, deputado da Assembleia Nacional da Venezuela, afirmou pelas redes sociais que os indígenas da etnia yanomami com sinais de desnutrição no Brasil são refugiados da fome no país vizinho que cruzaram a fronteira.

"Denuncio a grave desnutrição de nossos irmãos indígenas yanomamis do estado Bolivar. Cruzaram ao Brasil em busca de comida, outra violação aos direitos humanos indígenas por culpa do regime de Maduro", escreveu ele, que é do partido Vontade Popular, o mesmo do líder oposicionista Juan Guaidó.
Leia também:>>>Governo Lula declara estado de emergência em saúde no território Yanomami para combater crise sanitária

Na publicação do deputado, é veiculada a imagem de uma idosa yanomami que morreu por desnutrição no dia 22 de janeiro. O assunto em questão tem sido pauta internacional, com intensos debates políticos que buscam emplacar narrativas favoráveis e/ou contra determinados espectros. Recentemente, entrevista à Folha de S.Paulo, Guzamana, que é indígena e integra o Parlamento Amazônico, informou que os yanomamis venezuelanos têm relações de parentesco com indígenas brasileiros.

"Os índios não têm fronteiras. Na Venezuela não têm sustento, alimentos, remédios. Muitos vieram ao Brasil em busca da sobrevivência", relatou.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Conexão Política

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:27, 17 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Método contraceptivo Implanon.
Saúde

Abreu e Lima passa a oferecer método contraceptivo "Implanon" gratuito para mulheres

O método oferece uma eficácia altíssima por um período de até três anos, o que elimina a necessidade de lembretes diários para tomar comprimidos.

Deputado federal Eduardo da Fonte
Proposta

Eduardo da Fonte Lança projeto de lei que amplia direitos a pessoas com fibromialgia incapacitante

Para o deputado, a medida corrige uma lacuna na legislação ao incluir pacientes que enfrentam limitações severas no dia a dia

Deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP).
Cobrança

Tabata Amaral: "jogo vicia igual cigarro"; deputada faz vídeo criticando bets e perfis de fofoca

Parlamentar informou que está apresentando mais um projeto de lei que proíbe propagandas de casas de apostas, como os casos das bets.

mais notícias

+

Newsletter