"Os índios não têm fronteiras. Na Venezuela não têm sustento, alimentos, remédios. Muitos vieram ao Brasil em busca da sobrevivência", relatou o parlamentar.
31 de janeiro de 2023 às 13:58
Romel Guzamana, deputado da Assembleia Nacional da Venezuela, afirmou pelas redes sociais que os indígenas da etnia yanomami com sinais de desnutrição no Brasil são refugiados da fome no país vizinho que cruzaram a fronteira.
"Denuncio a grave desnutrição de nossos irmãos indígenas yanomamis do estado Bolivar. Cruzaram ao Brasil em busca de comida, outra violação aos direitos humanos indígenas por culpa do regime de Maduro", escreveu ele, que é do partido Vontade Popular, o mesmo do líder oposicionista Juan Guaidó.Leia também:>>>Governo Lula declara estado de emergência em saúde no território Yanomami para combater crise sanitária
Na publicação do deputado, é veiculada a imagem de uma idosa yanomami que morreu por desnutrição no dia 22 de janeiro. O assunto em questão tem sido pauta internacional, com intensos debates políticos que buscam emplacar narrativas favoráveis e/ou contra determinados espectros. Recentemente, entrevista à Folha de S.Paulo, Guzamana, que é indígena e integra o Parlamento Amazônico, informou que os yanomamis venezuelanos têm relações de parentesco com indígenas brasileiros.
"Os índios não têm fronteiras. Na Venezuela não têm sustento, alimentos, remédios. Muitos vieram ao Brasil em busca da sobrevivência", relatou.Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Conexão Política
2
06:38, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+