Pernambuco, 05 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Débora Almeida pede anulação da reunião que marcou entrada de Diogo Moraes no PSDB

Além da alegação dessa possível irregularidade, o mandado de segurança também aponta a ausência do prazo regimental mínimo para convocação da assembleia.

Everthon Santos

19 de agosto de 2025 às 14:06

Débora Almeida pede anulação da reunião que marcou entrada de Diogo Moraes no PSDB.

Débora Almeida pede anulação da reunião que marcou entrada de Diogo Moraes no PSDB. Foto: Divulgação

A deputada estadual Débora Almeida ingressou com mandado de segurança no Poder Judiciário para anular a reunião realizada pela Comissão de Intervenção do PSDB na segunda-feira, 18 de agosto.

No encontro, a parlamentar, mais votada do partido nas últimas eleições, disse que foi comunicada, de forma unilateral, da sua destituição da liderança da legenda e da entrada do deputado estadual Diogo Moraes (PSB) no PSDB.

Relata ainda que o parlamentar, contudo, teve seu voto computado mesmo sem estar presente na reunião.

Além da alegação dessa possível irregularidade, o mandado de segurança também aponta a ausência do prazo regimental mínimo para convocação da reunião, já que a convocação ocorreu na sexta-feira anterior, às 22h, quando o estatuto prevê antecedência mínima de dez dias.

O documento esclarece ainda que, de acordo com o Estatuto do PSDB, apenas filiados com no mínimo seis meses de filiação podem votar e ser votados, prazo reduzido para 30 dias apenas nos casos de titulares de mandato eletivo, requisito que não teria sido cumprido por Diogo Moraes.

Veja Também

Relatora do empréstimo

A deputada Débora Almeidafoi sorteada pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para relatar o novo pedido de empréstimo, no valor de R$ 1,7 bilhão, encaminhado pela governadora Raquel Lyra ao Legislativo.

A escolha foi celebrada entre os aliados do governo, que veem na nomeação um sinal positivo para a tramitação do projeto.

O clima contrasta com o andamento de outro empréstimo, de R$ 1,5 bilhão, relatado pelo deputado de oposição Waldemar Borges (PSB).

Essa proposta está há mais de quatro meses em análise e, segundo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Alberto Feitosa, só terá seu parecer apresentado nesta quarta-feira, para votação prevista no próximo dia 19.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:46, 05 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eleições 2026: com 100% das seções totalizadas, Flávio tem 47,03% e Lula, 45,16%.
Resultado

Eleições 2026: com 100% das seções totalizadas, Flávio tem 47,03% e Lula, 45,16%

O senador terminou o primeiro turno com 2.224.965 votos a mais que o petista, uma diferença de 1,87 ponto percentual. Com o resultado, os dois candidatos avançam para o segundo turno.

Sede do Tribunal Superior Eleitoral
Motivo

TSE explica atraso na divulgação dos resultados do 1º turno por congestionamento de dados

Presidente do tribunal, Kassio Nunes Marques, afirmou que fluxo de dados acima do normal provocou atraso de cerca de uma hora.

Idosos exercem direito do voto.
Cidadania

Quando será o segundo turno das Eleições 2026? Veja a data da nova votação

A eleição presidencial é decidida em segundo turno quando nenhum candidato obtém mais da metade dos votos válidos no primeiro turno. 

mais notícias

+

Newsletter