Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Dani Portela nega saída do PSOL após 30 filiados deixarem legenda: "Ainda acredito nas propostas"

Na última sexta-feira, 1º de novembro, houve uma nova debandada de aliados no partido.

Gabriel Alves

05 de novembro de 2024 às 09:37   - Atualizado às 10:17

Deputada estadual do PSOL, Dani Portela.

Deputada estadual do PSOL, Dani Portela. Foto: Reprodução/Portal de Prefeitura

A deputada estadual pelo PSOL, Dani Portela, negou que tenha planos de deixar o partido, após a sigla perder 30 filiados em debandada. Os rumores sobre a saída da parlamentar, deu-se após seu marido, Jesualdo Campos, que também é um dos fundadores da legenda, anunciar a desfiliação.

PSOL Pernambuco tem nova debandada de filiados

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) enfrentou mais uma série de desfiliações na última sexta-feira, 1º de novembro. Entre os 27 membros que deixaram a legenda em carta assinada, estão aliados e assessores da deputada estadual Dani Portela, ex-candidata à prefeitura do Recife pelo partido.

Na mesma semana, outro grupo de filiados também se desvinculou, incluindo o advogado e cofundador do PSOL, Jesualdo Campos, que é marido da parlamentar. Esse movimento levantou especulações sobre a possível saída da deputada, mas ela negou que planeje deixar o partido. Como detentora de mandato, Dani só pode se desfiliar em 2026, durante a janela partidária.

A desfiliação inclui figuras de destaque, como o presidente do PSOL no Recife, Thiago Carvalho, e a presidente da federação Rede-PSOL na capital, Luiza Caroline. O grupo atribui a saída a divergências internas, especialmente as que motivaram o desligamento de Jesualdo e outros militantes.

"Eu ainda creio nas propostas do PSOL"

Durante uma conversa com veículos de imprensa da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na segunda (4), Portela afirma que não recebeu nenhum convite de outras legendas e que segue no PSOL, por ainda acreditar no projeto do partido.

Veja Também

“A política é um ambiente onde existem muitas disputas. Eu nunca estive nisso, apostar em disputa. Para mim, quando acontecem casos assim, todo mundo perde. O PSOL é um partido que eu ainda acredito muito. É um partido que constrói, que está no campo que eu acredito, com as lutas e bandeiras que são importantes para mim, então, eu não sigo no PSOL, não apenas para cumprir a janela”, disse.

 

As divergências internas no PSOL, especialmente sobre a estratégia eleitoral para 2024, culminaram na saída de vários membros. A decisão afetou militantes históricos do partido e assessores da deputada, incluindo Jesualdo, Fran Silva e Anderson Barbosa, que foram destituídos da direção estadual em uma reunião marcada por desacordos.

Dani Portela esclareceu que o conflito não foi motivado por recursos do fundo eleitoral para sua candidatura à prefeitura do Recife, como chegou a ser especulado, mas pela destinação dos fundos eleitorais para outros municípios em Pernambuco. Durante a reunião, o sistema do TSE foi acessado, e os três foram removidos de seus cargos, acentuando o clima de ruptura dentro do partido.

“Eles foram retirados da direção e foi pedida a suspensão das atividades partidárias. Do meu companheiro, foi pedida a suspensão por dois anos; de Fran e de Anderson, por um ano. Eles presumiam que na votação que aconteceria, a gente ia votar contrário ao nosso grupo no partido. Isso, para mim, é um absurdo sem tamanho. O debate de Recife nem estava na mesa, já tinha passado. Era um debate do resto do estado. O nosso grupo defendia que não tinha nenhum município em que o PSOL tivesse força para eleger uma bancada. Então, nós defendemos que o fundo deveria ser distribuído de maneira mais igualitária, para potencializar em todos os municípios em que o PSOL tivesse candidatura, sem concentração e em municípios específicos. Então, era tática eleitoral”, contou Portela.

Veja carta do partido na íntegra

"Saudamos à militância do PSOL com respeito e admiração, para reafirmar toda sua disposição e coragem na construção de uma sociedade mais justa. A cada um/a de vocês, deixamos um grande abraço e um agradecimento pelos espaços partilhados e  momentos vividos. É o conjunto da militância que mantém um partido vivo, é em vocês que o PSOL se materializa. 

Negritamos a importância do PSOL como uma ferramenta imprescindível no enfrentamento da extrema direita e no fortalecimento do Governo do nosso Presidente Lula, responsável por frear o projeto bolsonarista e por recuperar importantes políticas de garantias à classe trabalhadora.

Prestamos toda nossa solidariedade ao companheiro Jesualdo Campos, à companheira Francys Nascimento e ao companheiro Anderson Barbosa, todos membros destituídos arbitrariamente de seus cargos dentro do Diretório Estadual do PSOL Pernambuco.

Compreendemos que as divergências fazem parte do processo democrático, sendo natural e saudável nos espaços de construção coletiva. Entretanto, quando para “superar as divergências” e atingir uma “suposta maioria”, se opta por expulsar dirigentes e afastá-los de suas atividades partidárias, de forma autoritária e sem diálogo prévio, as noções básicas de democracia são feridas diretamente. E somando-se ao silêncio dos setores partidários de Pernambuco, nos leva a entender que há pouco espaço para o debate de ideias, e por isso, colocamos a necessidade de combater todo desvio antidemocrático partidário e institucional. 

É necessário muita reflexão para se filiar a um partido, e mais ainda para deixar suas fileiras. Sendo assim, juntas e juntos, por entender que a conjuntura exige mais do que disputas fratricidas, e inspirados nos passos corajosos dados por nossos dirigentes estaduais, decidimos encerrar nosso ciclo dentro do PSOL. 

Enquanto a luta por uma sociedade socialista for o elo que nos une, seguiremos sempre lado a lado! 

  • Luiza Carolina – Presidente da Federação PSOL-REDE Recife;
  • Thiago Carvalho – Presidente do PSOL Recife;
  • Elzanira da Silva – Suplente do Diretório Estadual;
  • Cirleide Santos – Diretora de Comunicação do PSOL Jaboatão dos Guararapes;
  • Manoel Batista Neto – Dirigente do PSOL Recife;
  • Maria Helena Monteiro – Filiada ao PSOL;
  • Emanuele Nascimento – Filiada ao PSOL;
  • Gabrielle Conde – Filiada ao PSOL;
  • Caio Jucá – Filiado ao PSOL;
  • Paulo Borges – Filiado ao PSOL;
  • Pedro Cardoso – Filiado ao PSOL
  • Matheus Souza Ramos – Filiado ao PSOL;
  • Leonardo Luiz – Filiado ao PSOL;
  • Renata Farias – Filiada ao PSOL;
  • João Penna – Filiado ao PSOL;
  • Myrella Santana – Filiado ao PSOL;
  • Christiane Franília – Filiada ao PSOL;
  • Sérgio Paulo – Filiado ao PSOL;
  • Vitor Santos Maia – Filiado ao PSOL;
  • Karina Santana – Filiada ao PSOL;
  • Fábio Tavares de Melo Viana – Filiado ao PSOL;
  • Glauce Caroline Bezerra de Souza Medeiros – Filiada ao PSOL
  • Douglas Kennedy Alves de Medeiros – Filiado ao PSOL;
  • Pablo Henrique Almeida de Souza – Filiado ao PSOL;
  • Marcelo firmo Barbosa – Filiado ao PSOL;
  • Pâmella Jéssika Almeida de souza – Filiada ao PSOL;
  • Victor Souza – Filiado ao PSOL".

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:19, 14 Fev

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Manifestação na Paulista
Manifestação

Oposição convoca atos em 1º de março por impeachment de Lula, Toffoli e Moraes

Manifestações estão previstas para São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre em meio à crise envolvendo o caso Banco Master.

Governadora ao lado de Mano e Andrea Medeiros, prefeito e primeira-dama de Jaboatão.
Participação

Em Jaboatão, governadora prestigia carnaval ao lado do prefeito Mano e primeira-dama Andrea Medeiros

A Folia de Momo em Jaboatão tem uma expectativa de público superior a 100 mil foliões por noite, considerando todos os polos da cidade.

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

mais notícias

+

Newsletter