Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Cuba admite conversas com EUA em meio a crise e pressão de Donald Trump

A declaração foi feita durante reunião com as principais autoridades do governo, transmitida pela emissora estatal cubana.

Cami Cardoso

14 de março de 2026 às 14:06   - Atualizado às 14:37

Cuba admite conversas com EUA em meio a crise e pressão de Donald Trump

Cuba admite conversas com EUA em meio a crise e pressão de Donald Trump Foto: Reprodução

Cuba enfrenta um momento de tensão diplomática e econômica. O país passa por uma grave crise energética, agravada pela interrupção do fornecimento de petróleo da Venezuela e pelas sanções e pressões dos Estados Unidos, o que tem causado apagões e dificuldades em serviços essenciais.

Em meio a esse cenário, o presidente Miguel DíazCanel confirmou nesta sexta-feira, 13 de março, que autoridades cubanas mantiveram conversas recentes com representantes dos Estados Unidos.

Segundo ele, os diálogos têm como objetivo “buscar soluções por meio do diálogo” para as diferenças bilaterais entre os dois países. A declaração foi feita durante reunião com as principais autoridades do governo, transmitida pela emissora estatal cubana.

As conversas ocorrem enquanto o governo americano, liderado por Donald Trump, expressa publicamente seu desejo de mudanças no regime cubano, qualificando o país como uma “ameaça excepcional” por suas relações com aliados como Rússia, China e Irã, e pedindo que Havana “chegue a um acordo” sob risco de consequências mais severas.

Imagens da emissora estatal mostraram que Raúl Guillermo Rodríguez Castro, neto do ex-presidente Raúl Castro, esteve entre os líderes presentes na primeira fila. Embora não ocupe cargo oficial, ele foi citado pela imprensa internacional como possível interlocutor em conversas informais com autoridades americanas, incluindo o secretário de Estado Marco Rubio.

Veja Também

O anúncio de DíazCanel também confirma declarações anteriores de Trump, feitas em janeiro, quando indicou que seu governo mantinha contato com autoridades cubanas de alto escalão.

A reação internacional foi imediata: o México comemorou as notícias e reforçou o compromisso de promover “a paz e o diálogo diplomático”, segundo declarou a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.

Além disso, um comboio internacional de ajuda humanitária, apoiado por ativistas como Greta Thunberg, está previsto para chegar a Havana em 21 de março, levando mais de 20 toneladas de alimentos, medicamentos e equipamentos de energia solar.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:56, 13 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marília Arraes, candidata ao Senado por Pernambuco
Agenda

Marília Arraes faz novo giro pelo Agreste e amplia mobilização da Frente Popular

Candidata ao Senado esteve em Orobó, Casinhas, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim ao lado de João Campos, Humberto Costa e lideranças da região

Ministros do STF.
Levantamento

Datafolha: 76% dos brasileiros afirmam que há poder excessivo no STF; maioria diz que não mudou voto após crise

O índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01833/2026.

Ministros Fachin e André Mendonça.
Decisão

STF: Fachin marca sessão sobre André Mendonça para 23 de setembro

Moraes havia solicitado que os dois casos fossem levados conjuntamente ao plenário, sob o argumento de que a análise separada poderia gerar decisões contraditórias e tumulto processual.

mais notícias

+

Newsletter