Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

'Contribuiu para o desenvolvimento do Recife', diz Raquel Lyra sobre Alberto Ferreira da Costa

O provedor do Real Hospital Português morreu na manhã deste domingo, 20 de outubro.

Everthon Santos

20 de outubro de 2024 às 11:20   - Atualizado às 11:23

Raquel Lyra fala sobre morte de Alberto Ferreira da Costa.

Raquel Lyra fala sobre morte de Alberto Ferreira da Costa. Foto: Divulgação

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), se posicionou sobre a morte de Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português, neste domingo, 20 de outubro.

Em nota de pesar, a gestora estadual elogiou o empresário e prestou solidariedade à sua família.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Confira nota na íntegra:

Recebi com pesar a notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa, um português que adotou Pernambuco como sua casa e aqui comandou, como provedor da entidade, por mais de três décadas, um dos maiores complexos hospitalares do Brasil, o Real Hospital Português. 

Seu Alberto deixa também um legado como empreendedor na área da construção civil contribuindo para o desenvolvimento do Recife. 

Veja Também

Expresso aqui a minha solidariedade, neste momento de despedida, à sua esposa Maria do Carmo, aos filhos Alberto Júnior, Álvaro e Cláudia, demais familiares, inúmeros amigos, como também à comunidade portuguesa e a todos que fazem o Hospital Português e a Construtora Rio Ave.

Morte de Alberto

Alberto Ferreira da Costa, um dos empresários mais influentes de Pernambuco e provedor do Real Hospital Português, morreu neste domingo, 20 de outubro, aos 88 anos. A notícia de sua morte foi confirmada pela assessoria do hospital, do qual ele era uma das figuras mais importantes.

O empresário começou sua vida profissional muito cedo. Ainda criança, aos 9 anos, ele trabalhava em uma carvoaria na cidade de Póvoa de Varzim, em Portugal. Poucos anos depois, aos 12, foi para a cidade do Porto, onde começou a trabalhar como balconista em uma mercearia. Com apenas 15 anos, ele deixou sua terra natal e se mudou para o Brasil, mais precisamente para Recife, onde sua vida começou a mudar.

Em 1958, apenas alguns anos após sua chegada ao Brasil, Alberto fundou a construtora Rio Ave, que se tornaria um dos nomes mais fortes do setor da construção civil em Pernambuco. A empresa, que leva o nome de um importante rio português, expandiu suas atividades para locação de imóveis, hotelaria e até soluções ambientais, consolidando-se como um dos grandes empreendimentos do estado. Em 1971, a construtora ergueu seu primeiro grande projeto, o Edifício Luzitânia, no bairro de Boa Viagem, marcando o início de sua relevância no setor imobiliário pernambucano.

A trajetória de Alberto Ferreira da Costa no Real Hospital Português começou também em 1971, quando se tornou sócio da instituição. Sua dedicação e visão estratégica o levaram a assumir, em 1976, o cargo de mordomo, uma função na Junta Administrativa da instituição. Anos mais tarde, em 1992, ele foi nomeado provedor, cargo máximo do hospital, responsável por liderar as decisões e orientar os rumos da instituição.

Além de suas atividades empresariais e de sua liderança no Real Hospital Português, Alberto também se destacou pelo seu investimento em educação e capacitação. Em 2011, ele fundou o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa, uma instituição que faz parte do complexo hospitalar e que é responsável pela coordenação de programas de residência médica e multidisciplinar. Sete anos depois, em 2018, ele inaugurou a Escola de Saúde do Real Hospital Português, dedicada à formação técnica e ao aperfeiçoamento de profissionais da área da saúde.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:12, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter