Pernambuco, 28 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Comandante da FAB usa voos comerciais por falta de aviões militares operacionais

Corte de verbas paralisa aeronaves da Força Aérea e obriga comandante da FAB a embarcar em voos comerciais.

Portal de Prefeitura

28 de agosto de 2025 às 17:41   - Atualizado às 17:45

Comandante da FAB usa voos comerciais por falta de aviões

Comandante da FAB usa voos comerciais por falta de aviões Foto Montagem/Portal de Prefeitura

A crise orçamentária nas Forças Armadas chegou a um ponto crítico: o comandante da FAB usa voos comerciais desde julho por não haver aeronaves militares disponíveis para seu deslocamento. O brigadeiro Marcelo Damasceno, líder da Força Aérea Brasileira, tem optado por passagens em companhias aéreas civis para cumprir agendas oficiais em diferentes estados do país.

O motivo é preocupante: ao menos 40 aviões da FAB estão parados por falta de manutenção, segundo apuração da imprensa. Além disso, 137 pilotos foram afastados, agravando a indisponibilidade de pessoal para operar os voos. O impacto atinge diretamente o alto comando, e o episódio evidencia o colapso estrutural da aviação militar brasileira.

A situação começou a se tornar pública quando o comandante da FAB usou voos comerciais para ir de Brasília a Recife, em 10 de julho, gastando R$ 5.197 em uma passagem comprada com antecedência. A decisão, tomada por necessidade, virou símbolo de um sistema pressionado por falta de recursos e prioridades desalinhadas.

Apesar de a missão principal da Força Aérea ser garantir a soberania do espaço aéreo nacional, grande parte de sua frota tem sido usada para o transporte de autoridades civis. Um decreto presidencial define quem tem prioridade nos voos, começando pelo vice-presidente e os chefes dos três poderes. Já o presidente Lula dispõe de aeronaves presidenciais exclusivas.

A repetição desse cenário preocupa oficiais da ativa e da reserva. Para muitos, o fato de o comandante da FAB usar voos comerciais é um alerta claro: a FAB já não consegue cumprir nem sua rotina interna, muito menos sua função estratégica de proteção e mobilidade aérea.

Em tempos de contenção fiscal, o episódio expõe um dilema: quem voa com a FAB — e a que custo? Enquanto isso, as aeronaves seguem no chão, e o comandante da Aeronáutica, no corredor de embarque comercial.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:49, 28 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL).
Disputa

Pesquisa Nexus/BTG mostra Lula com 42% e Flávio Bolsonaro com 37% no 1º turno

Levantamento ouviu 2 mil eleitores entre 25 e 27 de setembro e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Eleições 2026 a eleitores fora do Brasil
Democracia

Eleições 2026: quase 1 milhão de brasileiros no exterior estão aptos e poderão votar

Os brasileiros que vivem fora do país votam apenas para os cargos de presidente e vice-presidente da República. 

Eleições 2026.
Aviso

Eleições 2026: TSE orienta eleitores a consultar local de votação com antecedência

A Justiça Eleitoral de ao menos 10 estados e do Distrito Federal anunciaram alterações em endereços das seções eleitorais.  

mais notícias

+

Newsletter