Pernambuco, 01 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Cidadania troca comando em PE e tende a apoiar Raquel Lyra; confira

João Freire assume presidência estadual após destituição de Cláudio Carraly, e partido deve repetir aliança com a governadora nas eleições de 2026.

Pedão Repórter

22 de fevereiro de 2026 às 17:50   - Atualizado às 17:52

Cidadania em Pernambuco troca de comando.

Cidadania em Pernambuco troca de comando. Foto: Reprodução

O Diretório Estadual do Cidadania em Pernambuco tem um novo presidente. João Freire assumiu o comando da sigla após a destituição de Cláudio Carraly, que deixou o cargo na última sexta-feira, dia 20 de fevereiro. A mudança também atingiu os demais integrantes da executiva estadual, que foram substituídos por nomes ligados ao novo dirigente.

João Freire é filho do presidente nacional do partido, Roberto Freire, que voltou ao comando da legenda depois que o Congresso Nacional do Cidadania, realizado em 2022, foi anulado pela Justiça no ano passado. Desde então, o dirigente tem promovido uma reorganização interna da sigla em diversos estados.

A tendência, com a nova configuração em Pernambuco, é que o Cidadania caminhe novamente ao lado da governadora Raquel Lyra, atualmente filiada ao PSD. João Freire também está à frente da Companhia Editora de Pernambuco, a Cepe, que integra a estrutura do Governo do Estado.

Em publicação nas redes sociais, Roberto Freire comunicou oficialmente a troca no comando estadual. Em entrevista ao Blog Dantas Barreto, neste domingo, dia 22 de fevereiro, ele afirmou que o momento é de reorganização partidária com foco nas eleições proporcionais. Segundo o dirigente, a prioridade é garantir a eleição de deputados federais e superar a cláusula de barreira.

De acordo com Freire, o partido trabalha contra o tempo, já que a janela de troca de partidos e o prazo de filiação se encerram no dia 4 de abril. Ele também admitiu que, em Pernambuco, a tendência é repetir a aliança firmada em 2022 com Raquel Lyra. Naquele pleito, a vice-governadora Priscila Krause disputou pelo Cidadania, embora atualmente esteja filiada ao PSD.

Antes da mudança, a direção estadual comandada por Cláudio Carraly defendia o apoio ao prefeito do Recife, João Campos, do PSB. Inclusive, havia articulação para a formação de uma federação nacional entre PSB e Cidadania. Com a troca de comando em Pernambuco, os planos foram interrompidos e o cenário político da legenda passou por uma reviravolta.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:47, 01 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O levantamento considera uma simulação de rejeição múltipla, na qual os entrevistados podem indicar mais de um candidato em quem não votariam de jeito nenhum.
Eleições

Empatados: Lula e Flávio Bolsonaro registram 50% de rejeição, aponta pesquisa Real Time Big Data

O levantamento considera uma simulação de rejeição múltipla, na qual os entrevistados podem indicar mais de um candidato em quem não votariam de jeito nenhum.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Avaliação

Real Time Big Data: Lula tem 45% de aprovação antes das eleições de 2026

Na avaliação do desempenho do presidente, 15% consideram o trabalho de Lula ótimo e 12%, bom. Outros 33% classificam como regular, enquanto 16% avaliam como ruim e 23%, péssimo.

Flávio Bolsonaro e Lula
Pesquisa

Real Time Big Data: Lula e Flávio Bolsonaro empatam com 44% em cenário de segundo turno

Outros 9% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo, enquanto 3% não souberam ou não responderam.

mais notícias

+

Newsletter