Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Boulos foi acusado de vandalizar viatura em 2012; promotor lamenta que processo precreveu

João Carlos Maia afirma que a Justiça trabalhou para dar prosseguimento ao caso, mas foi frustrada pelas táticas da defesa do candidato à Prefeitura de São Paulo.

Everthon Santos

11 de setembro de 2024 às 14:35   - Atualizado às 14:36

Guilherme Boulos.

Guilherme Boulos. Foto: Divulgação

Em um documento de 5 de outubro de 2022, o promotor João Carlos de Camargo Maia, do Ministério Público de São Paulo, expressou seu descontentamento com o desfecho de um processo contra Guilherme Boulos, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL. As informações são da Folha de São Paulo.

O caso se referia à acusação de dano ao patrimônio público, resultado de sua suposta participação nos eventos da desocupação do Pinheirinho, ocorrida em janeiro de 2012, em São José dos Campos (SP). Na época, Boulos teria sido detido sob a suspeita de atirar pedras em uma viatura da Guarda Municipal e de incentivar famílias desalojadas a vandalizarem um ginásio de esportes onde elas estavam sendo atendidas pela prefeitura local.

O promotor lamentou que a ação tenha sido extinta por prescrição, mencionando que o processo foi encerrado através de uma série de manobras jurídicas. Segundo ele, a defesa de Boulos utilizou "escritórios caros, artifícios legais, esquivas de oficiais de Justiça, inúmeros recursos e pedidos de habeas corpus" para atrasar o andamento do caso até que o crime prescrevesse.

Em seu relato, João Carlos Maia afirma que a Justiça trabalhou para dar prosseguimento à acusação, mas foi frustrada pelas táticas da defesa de Boulos.

Por outro lado, a equipe de campanha de Guilherme Boulos apresentou uma versão diferente dos fatos. Segundo a nota divulgada, o próprio Boulos foi vítima de um processo judicial "ineficiente", sendo acusado durante anos sem o devido conhecimento dos detalhes do caso ou da acusação formal.

A defesa sustenta que Boulos nunca foi condenado nem sequer teve que cumprir qualquer sentença referente ao episódio, ressaltando que o candidato jamais evitou ou fugiu da Justiça durante o trâmite do processo.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:56, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter