Pernambuco, 28 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Relatório dos EUA aponta presença de base chinesa no Nordeste do Brasil

Segundo os autores, a influência chinesa na América Latina estaria estruturada em múltiplas frentes, diplomática, econômica, tecnológica e, potencialmente, militar.

Cami Cardoso

28 de fevereiro de 2026 às 10:25   - Atualizado às 10:26

Relatório dos EUA aponta presença de base chinesa no Nordeste do Brasil

Relatório dos EUA aponta presença de base chinesa no Nordeste do Brasil Foto: Ricardo Strucker e Reprodução

A disputa por protagonismo global entre Estados Unidos e China ganhou um novo capítulo nesta semana. Um relatório divulgado pelo Congresso dos Estados Unidos incluiu o Brasil em uma análise sobre a crescente influência chinesa na América Latina, citando uma parceria aeroespacial instalada em Salvador, na Bahia.

O documento, intitulado 'Atraindo a América Latina para a Órbita da China', examina como Pequim tem ampliado sua presença na região por meio de investimentos estratégicos, cooperação tecnológica e fortalecimento de relações comerciais.

Segundo os autores, a influência chinesa na América Latina estaria estruturada em múltiplas frentes, diplomática, econômica, tecnológica e, potencialmente, militar.

Base chinesa em Salvador

Entre os pontos mencionados está a chamada “Tucano Ground Station”, localizada na capital baiana. O relatório afirma que o projeto é desenvolvido pela empresa brasileira Ayla Space em parceria com a Beijing Tianlian Space Technology Co. Ltd., do setor aeroespacial chinês.

A estrutura teria como finalidade analisar dados de satélites voltados à observação da Terra e ao monitoramento de informações dentro do território brasileiro.

Veja Também

Embora o texto não apresente provas de uso militar, destaca que tecnologias espaciais podem ter aplicações de uso duplo, civil e estratégico. 

Brasil no centro da análise estratégica

O Brasil aparece ao menos quinze vezes ao longo do relatório. Em parte das citações, é mencionado ao lado de outros países sul-americanos como exemplo da intensificação das relações comerciais com a China. Em outros trechos, há referências a projetos científicos conjuntos, como um laboratório de radioastronomia na Serra do Urubu.

Segundo o documento, o centro de pesquisa teria foco no desenvolvimento de tecnologia avançada para observação astronômica e exploração do espaço profundo.

O comitê responsável sustenta que determinadas inovações podem gerar aplicações mais amplas, reforçando a discussão sobre a influência chinesa na América Latina em setores sensíveis.

O relatório também enfatiza o crescimento expressivo do comércio bilateral nas últimas duas décadas. A China se tornou o principal parceiro comercial de diversos países da América do Sul, incluindo o Brasil.

Para os autores, essa interdependência econômica pode criar vulnerabilidades políticas e ampliar a capacidade de pressão diplomática em cenários estratégicos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:19, 28 Mar

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senadores Tereza Cristina e Flávio Bolsonaro.
Bastidores

Tereza Cristina diz estar preparada para ser vice na chapa de Flávio Bolsonaro

A senadora também mencionou que acredita que o filho do ex-presidente é o candidato com mais chances de enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito.

Eduardo Honório entre Eduardo e Lula da Fonte.
Articulação

Honório tem pré-candidatura oficializada a deputado pela Federação União PP de Eduardo da Fonte

"Coloco meu nome à disposição com a responsabilidade de quem conhece de perto as necessidades do povo", disse o ex-prefeito de Goiana.

Zé de Irmã Têca anuncia sucessor na Superintendência da Pesca em Pernambuco.
Mudança

Zé de Irmã Têca anuncia sucessor na Superintendência da Pesca em Pernambuco

Durante a solenidade, foi destacada a relevância da atuação do Ministério da Pesca e Aquicultura, especialmente sob a condução do ministro André de Paula.

mais notícias

+

Newsletter