A iniciativa foi feita por integrantes da PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais).
11 de junho de 2023 às 10:24
Ativistas em prol dos direitos dos animais reescreveram o livro de Gênesis utilizando a inteligência artificial do ChatGPT a fim de adequar a Bíblia ao veganismo. Entre as alterações, estão trocas de palavras e até mesmo interferência direta nas histórias, como a retirada de sacrifícios com animais e relatos de que Abraão teria adotado um cão chamado Herbie, por exemplo. A iniciativa – repudiada pelos cristãos – foi feita por integrantes da PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais). Eles afirmam que a “Bíblia tem sido usada há muito tempo para justificar todas as formas de opressão”.
"Usamos o ChatGPT para deixar claro que um Deus amoroso nunca endossaria a exploração ou crueldade com os animais", declarou a presidente da ONG, Ingrid Newkirk.
Os planos da PETA envolvem apresentar uma nova versão não apenas de Gênesis, mas dos demais livros da Bíblia em breve. O primeiro livro já está sendo comercializado. Segundo informações do portal UOL, a versão vegana de Gênesis troca expressões para se referir aos animais como “criaturas” ou “feras” para “seres”. VEJA MAIS: >> ISRAEL adiciona ESTUDO DA BÍBLIA no currículo básico do ENSINO FUNDAMENTAL Também muda trechos como o momento em que Deus ordena que Abraão sacrifique seu filho, Isaque, mas por fim intervém provendo um cordeiro para o holocausto. Na versão do ChatGPT, Abraão não sacrifica o cordeiro, mas faz “amizade” com o animal “para mostrar sua reverência e respeito pela criação de Deus”. Há mudanças ainda mais radicais, como a da história completa de Enos, filho de Sete. Na versão da PETA, o personagem bíblico vive apenas 50 anos em vez de 905, tendo adoecido por ter cometido o “pecado máximo” de comer carne de animais. As alterações em um livro considerado sagrado para cristãos e judeus não foram bem recebidas. Darrell L. Bock, professor pesquisador sênior de Estudos do Novo Testamento no Seminário Teológico de Dallas, disse ao Christian Post que a atitude da PETA foi de tentar adequar Deus aos seres humanos.
"Você não pode reescrever a Bíblia com esse tipo de revisionismo e depois afirmar que é uma sanção bíblica. Fazer isso por suas preferências enfraquece o que a Bíblia é e produz algo que não é mais a Bíblia. Produz uma reivindicação fraudulenta de sanção divina, fazendo Deus à nossa imagem", assinalou.
Ao ser questionada se a atitude não seria ofensiva para os cristãos, a PETA afirmou que a ONG “embarcou neste projeto a pedido de seus membros cristãos” e disse que seria um “equívoco” se ofender com as mudanças.
2
18:21, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+