Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Antiga sede do IBGE NO RECIFE será destinada a construção de HABITAÇÃO POPULAR

O edifício de quatro pavimentos, na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, foi a sede do órgão na capital pernambucana até 2001, quando passou a ser utilizado como depósito de equipamentos.

Ricardo Lélis

21 de dezembro de 2024 às 16:08   - Atualizado às 16:08

Antiga sede do IBGE no Recife

Antiga sede do IBGE no Recife Foto: Reprodução/ Internet

Após dois anos, a ocupação irregular do prédio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no centro do Recife, chega a uma solução consensual construída com a participação da Advocacia-Geral da União (AGU), do IBGE, do Estado de Pernambuco, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e do Ministério Público Federal (MPF).

O acordo – que prevê o repasse do prédio ao Estado para uso em programa habitacional – foi homologado pela 10ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco.  

O edifício de quatro pavimentos, na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, foi a sede do IBGE na capital pernambucana até 2001, quando passou a ser utilizado como depósito de equipamentos.

Desde então, foi ocupado irregularmente algumas vezes, e os ocupantes foram retirados por ordens judiciais. Em 2022, o imóvel foi ocupado novamente, sendo objeto de nova ação de reintegração de posse com pedido de liminar.

Remetida à Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), a ação foi submetida à mediação.

Veja Também

Após cinco reuniões entre março e julho deste ano, foi construído o acordo pelas próprias partes envolvidas. Dois órgãos da AGU participaram da negociação: a Procuradoria Regional Federal na 5ª Região (PRF5), representando o IBGE, e a Procuradoria Regional da União na 5ª Região (PRU5), representando a União/Secretaria do Patrimônio da União(SPU). 

O acordo prevê que o imóvel no centro do Recife ficará sob guarda provisória do Estado de Pernambuco pelo prazo de um ano, prorrogável pelo mesmo período, até que o bem seja entregue à SPU para realização de sua doação ao Estado de Pernambuco, para fins de destinação à programa social, preferencialmente habitacional, por meio de retrofit (obras para revitalização e restauração do imóvel).

Como medida compensatória, o IBGE receberá da SPU o imóvel onde a superintendência estadual do instituto funciona atualmente, na Rua Major Codeceira, no bairro de Santo Amaro.  

O MTST, representado no acordo pela Defensoria Pública da União (DPU), assume o compromisso, entre outros, de  apresentar a lista das famílias ocupantes; de promover,  sob supervisão do Estado de Pernambuco, obras e serviços de reparações na estrutura do imóvel, a fim de afastar e/ou reduzir os riscos apresentados em parecer técnico da Secretaria Executiva de Defesa Civil; prestar informações e controlar e contingenciar o quantitativo de ocupantes durante o período da guarda provisória; permitir o acesso ao edifício para a retirada dos bens do IBGE; assim como desocupar o prédio quando solicitado pelo Estado de Pernambuco, a fim de garantir o início das obras e serviços do retrofit. 

“Em que pese se tratar de uma ação possessória, a solução consensual do conflito se deu de forma ampla, passando pelo direito à moradia e doação de bens públicos. O acordo também traz melhoria na gestão patrimonial do IBGE e uma destinação social ao imóvel, tudo em comunhão com o Programa de Democratização de Imóveis da União, que objetiva qualificar e aprimorar a gestão do patrimônio imobiliário público federal e estabelecer prioridades para a sua destinação, observada a sua função socioambiental”, informa a procuradora federal Ana Karla Toscano de Brito Carneiro, que integra o Núcleo de Conciliação da Matéria Administrativa da PRF5.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:36, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter