Pernambuco, 12 de Outubro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

André de Paula: "Nossa missão era tirar a pesca e a aquicultura brasileira das trevas"

O ministro comemorou o aumento de 25% da produção aquícola declarada nas águas da União.

01 de novembro de 2023 às 16:01

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, lançou na manhã desta terça-feira, 31 de outubro, em Brasília, a edição 2023 do Boletim da Aquicultura em Águas da União. Ela compila os dados enviados pelos empreendedores autorizados a cultivar pescados em rios e lagos federais ou ao longo da costa brasileira. Leia também: >>>‘Tá pagando o preço pelo que ele fez’, diz o ministro ANDRÉ DE PAULA sobre INELEGIBILIDADE de BOLSONARO Segundo o documento, a produção aquícola declarada nas águas da União fechou o ano de 2022 em 119,4 mil toneladas de pescado, incluindo peixes, moluscos — mexilhões, ostras, vieiras — e algas. Trata-se de um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

“Logo quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva me convidou para o Ministério e quando cheguei aqui, eu disse que nossa missão era tirar a pesca e a aquicultura brasileira das trevas e trazê-las para luz. A luz é isso, dados, informações oficiais, para que as políticas públicas possam ser feitas com planejamento e efetividade”, destacou o ministro André de Paula.

Segundo os dados do boletim, a produção gerou cerca de 22 mil empregos, sendo 4.400 diretos e 17.600 indiretos. Há, atualmente, 1.464 contratos vigentes entre a União e aquicultores brasileiros. A secretária nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, reforçou durante o evento que a aquicultura é uma ferramenta e também uma alternativa de combate à fome.

“Ela representa o futuro no presente e por meio de parceria com entidades públicas e privadas pode abarcar várias frentes no cultivo do pescado em todo o país, afinal o Brasil tem muita água e ela pode ser explorada de forma sustentável”.

A diretora do Departamento de Aquicultura em Águas da União, Juliana Lopes, foi a responsável por apresentar os dados. Ela salientou o aumento no número de cessionários que enviaram informações ao MPA.

“A evolução foi grande e a formalização, também. Estamos contando com a participação mais efetiva dos concessionários no repasse dos dados. Isso vem nos ajudando na melhora das nossas entregas e atendimento de demandas”, falou.

Para Francisco Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR), os dados reportados são valiosos para o negócio do pescado.

“Essas informações públicas são fundamentais, a proposta da transparência de informações contribui para melhorar as negociações e tirar dúvidas dos investidores interessados em águas da União”, disse.

A piscicultura em tanques-rede produziu 109.618,71 toneladas de peixes nos reservatórios de hidrelétricas, representando 91,7 % da produção aquícola em águas da União. A principal espécie produzida foi a tilápia. O reservatório que mais produziu peixes foi o de Ilha Solteira, na divisa dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, com produção de 30,3 mil toneladas em 2022. A produção de moluscos no mar, incluindo mexilhões, ostras e vieiras, foi de 9,2 mil toneladas. O estado de Santa Catarina é responsável por cerca de 95% dessa produção. A produção de algas acumulou 124 toneladas, com destaque para a Kappaphycus alvarezii como a principal espécie utilizada. Essa alga é matéria-prima para extração de carragena, espessante usado na indústria de alimentos. Em sua fala, o coordenador-geral de Desenvolvimento Local e Infraestrutura da Felipe Augusto Xavier da Superintende do Patrimônio da União também defendeu o trabalho em parceria.

“Temos desafios, mas também resultados. A participação social é importante para trazer sugestões de melhorias. Uniformizar para que todos tenham o mesmo entendimento”.
Gov.br

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

15:46, 12 Out

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

Júnior de Irmã Teca é eleito prefeito de Itapissuma
Recorde

Júnior de Irmã Têca se torna o prefeito com a maior votação da história de Itapissuma

'Agradeço a confiança de cada um que acreditou na nossa missão de continuar fazendo a cidade avançar', disse o gestor eleito.

Diego Cabral, prefeito eleito de Camaragibe.
Prefeitura

VÍDEO: Diego Cabral, prefeito eleito de Camaragibe, destaca parceria com RAQUEL LYRA

O novo gestor municipal declarou que conversou com a governadora sobre projetos importantes como a conclusão do mercado público, a estrada de Aldeia e a PE-05.

Keko do Armazém, prefeito do Cabo de Santo Agostinho.
Prefeitura

Prefeito Keko espera que seja feita Justiça: "a gente disputou uma eleição com candidato inelegível"

Ao aguardar a decisão, o atual gestor municipal garantiu que se houver uma nova eleição, ele disputará.

mais notícias

+