Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Anderson Torres para a CPI dos ATOS GOLPISTAS: “Nunca questionei o resultado das eleições”

O ex-ministro está na condição de investigado, mas uma decisão judicial garante seu direito de permanecer em silêncio durante a audiência.

08 de agosto de 2023 às 14:58

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL) e ex-secretário de Segurança Pública do DF, nesta terça-feira, 8 de agosto, em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro, afirmou que nunca questionou o resultado das eleições de 2022.

“Nunca questionei o resultado das eleições. Fui o primeiro ministro a receber a equipe de transição, no meu caso, Flávio Dino, que seria meu sucessor. Entreguei relatórios, agi de forma transparente e sempre no sentido de facilitar. Durante a transição, não foi registrado qualquer contratempo e tudo correu dentro da normalidade”, disse.

Torres está na condição de investigado e é ouvido pelo colegiado, mas uma decisão judicial garante seu direito de permanecer em silêncio durante a audiência. Proferida pelo Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a determinação prevê que o ex-ministro não seja obrigado a responder perguntas que possam implicar autoincriminação. Leia mais: >>>CPMI do 8 de janeiro: ANDERSON TORRES culpa a PMDF pelo baixo efetivo Porém, mesmo com essa decisão, o ex-ministro responde a todas as perguntas da CPI. nicialmente, Torres prestaria os esclarecimentos à comissão como testemunha, mas o advogado dele, Eumar Novacki, entrou com pedido no STF para que Torres pudesse falar na condição de “investigado”. Agora, Anderson foi convocado a depor por omissão nos atos que acarretaram a depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o Metrópoles, o objetivo foi de conseguir o direito constitucional ao silêncio, porém, somente em situações de autoincriminação ou que não estivessem no escopo da CPMI. Ainda segundo informações do Metrópoles, a defesa ainda solicitou que Torres pudesse depor sem tornozeleira e que não configurasse descumprimento de cautelares, caso ele encontrasse ou chegasse perto dos senadores Flávio Bolsonaro (PL) e Marcos do Val (Podemos). A decisão diz que, em relação aos parlamentares, diante da “conexão dos fatos em apuração e das investigações das quais ambos fazem parte, fica mantida a proibição de contato pessoal e individual com ambos”.  

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:47, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter