Pernambuco, 18 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ALEPE aprova separação das SECRETARIAS de Educação e Esportes e CRIAÇÃO da pasta da CAUSA ANIMAL

Essas mudanças são interpretadas como parte de uma estratégia política de Raquel Lyra para reorganizar a estrutura administrativa e ampliar a presença de partidos na composição do governo.

Ricardo Lélis

10 de dezembro de 2024 às 16:41   - Atualizado às 16:45

Governadora Raquel Lyra ao lado dos deputados estaduais de Pernambuco

Governadora Raquel Lyra ao lado dos deputados estaduais de Pernambuco Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, em primeira discussão nesta terça-feira, 10 de dezembro, a separação das secretarias estaduais de Esportes e Educação, além da criação da pasta da Causa Animal.

Com a mudança, a nova Secretaria de Esportes ficará encarregada exclusivamente das práticas esportivas, enquanto as atividades realizadas nas escolas permanecerão sob a responsabilidade da Educação.  

Já a Secretaria Executiva da Causa Animal será vinculada à pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Durante a defesa do projeto, a governadora destacou a importância da criação da nova unidade administrativa, afirmando que "há necessidade de dar foco a um tema que é tão caro ao povo de Pernambuco”.  

Essas mudanças são interpretadas como parte de uma estratégia política para reorganizar a estrutura administrativa e ampliar a presença de partidos na composição do governo.  

Na justificativa apresentada à Alepe, o governo estadual argumenta que a divisão da SEE permitirá maior eficiência e especialização na execução de políticas públicas.

Veja Também

A proposta prevê que a nova Secretaria de Educação terá como foco assegurar o acesso universal ao ensino e alinhar ações com o Ministério da Educação e redes municipais.  

Já a Secretaria de Esportes será encarregada de planejar, executar e monitorar políticas públicas voltadas ao desempenho esportivo, além de fomentar a prática de atividades físicas e de lazer em todo o estado.

Exoneração de secretário

A Operação Chamada Restrita, que desarticulou no dia 3 de dezembro, uma quadrilha de detentos que extorquiam por telefone, derrubou o secretário-executivo da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), André de Araújo Albuquerque, segundo mais importante na hierarquia da Secretaria, e o diretor do Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Charles Belarmino de Queiroz Silva, segundo informações do Blog de Ricardo Antunes.

Segundo a matéria, ambos foram surpreendidos pelas exonerações, publicadas no Diário Oficial do estado na terça-feira da deflagração da Operação Chamada Restrita. Só souberam que estavam demitidos dos cargos quando chegaram aos seus locais de trabalho.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:40, 18 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Kaio Maniçoba e Eduardo da Fonte.
Apoio

Kaio Maniçoba afirma que Eduardo da Fonte é o nome mais forte e capacitado para o Senado

"Mesmo sem oficializar a pré-candidatura, já aparece muito forte nas pesquisas, resultado do trabalho essencial que ele realiza nos hospitais de Pernambuco", disse o deputado.

Eduardo Moura, vereador do Recife, em entrevista ao Portal de Prefeitura.
Eleições

Eduardo Moura confirma pré-candidatura a deputado federal; apoio a Raquel será definido pelo partido

O vereador do Recife confirmou a informação ao Portal de Prefeitura antes do lançamento oficial que vai ser feito ainda nesta sexta (17).

Kleber Lucas, cantor gospel
Articulação

Kleber Lucas no PT; cantor gospel é cotado para suplência de Benedita da Silva no senado

Dirigentes do partido avaliam que sua trajetória pode facilitar a interlocução do PT com o eleitorado evangélico, considerado um segmento decisivo para o pleito de outubro

mais notícias

+

Newsletter