10 de dezembro de 2024 às 16:41 - Atualizado às 16:45
Governadora Raquel Lyra ao lado dos deputados estaduais de Pernambuco Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, em primeira discussão nesta terça-feira, 10 de dezembro, a separação das secretarias estaduais de Esportes e Educação, além da criação da pasta da Causa Animal.
Com a mudança, a nova Secretaria de Esportes ficará encarregada exclusivamente das práticas esportivas, enquanto as atividades realizadas nas escolas permanecerão sob a responsabilidade da Educação.
Já a Secretaria Executiva da Causa Animal será vinculada à pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Durante a defesa do projeto, a governadora destacou a importância da criação da nova unidade administrativa, afirmando que "há necessidade de dar foco a um tema que é tão caro ao povo de Pernambuco”.
Essas mudanças são interpretadas como parte de uma estratégia política para reorganizar a estrutura administrativa e ampliar a presença de partidos na composição do governo.
Na justificativa apresentada à Alepe, o governo estadual argumenta que a divisão da SEE permitirá maior eficiência e especialização na execução de políticas públicas.
A proposta prevê que a nova Secretaria de Educação terá como foco assegurar o acesso universal ao ensino e alinhar ações com o Ministério da Educação e redes municipais.
Já a Secretaria de Esportes será encarregada de planejar, executar e monitorar políticas públicas voltadas ao desempenho esportivo, além de fomentar a prática de atividades físicas e de lazer em todo o estado.
A Operação Chamada Restrita, que desarticulou no dia 3 de dezembro, uma quadrilha de detentos que extorquiam por telefone, derrubou o secretário-executivo da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), André de Araújo Albuquerque, segundo mais importante na hierarquia da Secretaria, e o diretor do Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Charles Belarmino de Queiroz Silva, segundo informações do Blog de Ricardo Antunes.
Segundo a matéria, ambos foram surpreendidos pelas exonerações, publicadas no Diário Oficial do estado na terça-feira da deflagração da Operação Chamada Restrita. Só souberam que estavam demitidos dos cargos quando chegaram aos seus locais de trabalho.
2
3
02:08, 20 Mar
28
°c
Fonte: OpenWeather
A cobrança veio após dois irmãos serem atacados por um cão dessa raça no Recife, na terça-feira, 19 de março.
O órgão argumenta que há desigualdade no tratamento entre acusação e defesa.
O evento contou com a presença da governadora em exercício Priscila Krause.
mais notícias
+