Alckmin critica apoio de Trump a Bolsonaro e relembra prisão de Lula: 'Ninguém questionou'. Fotos: Júlio César Silva/MDIC e Alan Santos/PR.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), considerou "equivocada" a declaração do presidente americano Donald Trump sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A fala de Trump foi depois endossada pela embaixada americana no Brasil. Alckmin respondeu sobre o assunto ao ser questionado por repórteres nesta quarta-feira, 9 de julho, após evento no MDIC.
"Isso é uma coisa totalmente equivocada. Acho que ele Trump está mal informado", afirmou o vice.
Em seguida, ele citou o caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"O presidente Lula ficou preso quase dois anos, ninguém questionou o Poder Judiciário, ninguém questionou a questão do País. É um assunto do Judiciário, é assunto interno do Poder Judiciário", disse. "Não tem sentido uma interferência dessa, ela não é adequada, talvez até por desconhecimento", completou.
Na segunda-feira (7), na rede social dele, a Truth Social, Trump escreveu:
"Deixem Bolsonaro em paz". E chamou os processos judiciais contra o ex-presidente brasileiro de "perseguição" e "caça às bruxas".
No mesmo dia, o presidente Lula reagiu e disse que a defesa da democracia no Brasil compete aos brasileiros.
"Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito", disse Lula em nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência.
Já nesta quarta, a embaixada dos EUA no Brasil disse que Bolsonaro e sua família têm sido "fortes parceiros" dos norte-americanos, e afirmou que a "perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil".
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que recebeu com alegria a nota de apoio, publicada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que o líder da direita brasileira está sendo "perseguido" pelo Judiciário brasileiro.
"Recebi com muita alegria a nota do Presidente Donald Trump. Convivi por dois anos com o Presidente Trump, onde sempre defendemos os interesses dos nossos povos e a liberdade de todos", declarou Bolsonaro.
3
16:37, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+