Lançado no mercado brasileiro em 2017 como sucessor do Clio, o Renault Kwid marcou o início de uma nova fase para a marca no país. Com um preço inicialmente acessível, o Kwid representava uma opção econômica para os consumidores, custando menos de R$ 30.000 na época. No entanto, ao longo dos anos, a estratégia da marca mudou, direcionando-se para produtos mais rentáveis.

O primeiro fruto dessa nova abordagem foi o Kardian, posicionado em uma faixa de preço mais elevada, entre R$ 113.333,00. Diante desse contexto, especula-se sobre o destino do Kwid no mercado brasileiro. Embora a marca não tenha confirmado sua descontinuação, há indícios de que isso seja iminente, especialmente considerando que manter um único modelo de baixo valor agregado na linha CMFA pode não ser viável.

Fontes internas da Renault sugerem que o Kwid deixará de ser produzido no país já no próximo ano. A unidade fabril em São José dos Pinhais, Paraná, precisa de espaço para a produção de novos modelos, maiores e mais caros. Provavelmente, antes de ser descontinuado, o Kwid passará por mais um facelift, sem grandes mudanças estruturais.

Apesar dos rumores, é possível que em 2025 o Kwid receba uma atualização semelhante à revelada recentemente no exterior, como uma última tentativa de mantê-lo competitivo. No entanto, uma nova geração parece estar fora de cogitação. A verdade sobre o futuro do sub-compacto só será revelada nos próximos meses, mas tudo indica que sua jornada no mercado brasileiro está chegando ao fim.