Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Isenção de IPVA em São Paulo com exclusão de modelos híbridos não fabricados no Estado

Governador paulista diz que isenção de IPVA é só para veículos fabricados no estado, excluindo híbridos da Bahia.

Beto Dantas

09 de janeiro de 2025 às 18:05   - Atualizado às 18:31

Tarcísio de Freitas e BYD King que será fabricado na Bahia

Tarcísio de Freitas e BYD King que será fabricado na Bahia Foto: Reprodução Internet e divulgação BYD.

Recentemente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tornou-se notícia nos portais automotivos ao afirmar que não concederá isenção de IPVA a modelos híbridos fabricados na Bahia. Segundo suas declarações, apenas os veículos produzidos em São Paulo serão beneficiados, deixando de fora, por exemplo, a dupla mineira Fiat Pulse Flashback Hybrid. De acordo com a portaria SRE 94 de 2024, apenas dois modelos estão aptos a receber a autorização do tributo: o Toyota Corolla e o Corolla Cross.

Em resposta às declarações do governador, a BYD anunciou que isentará, por conta própria, o IPVA 2025 de todos os seus veículos híbridos adquiridos em janeiro, válidos em todo o Brasil. Essa condição se aplica aos modelos King, Song Plus, Song Premium e Song Pró. É importante ressaltar que esse benefício é destinado exclusivamente a carros novos 0 km, o que significa que quem já possui um BYD em sua garagem deverá continuar pagando o IPVA como antes.

Além disso, cabe destacar que nenhum dos 13 modelos da marca chinesa disponíveis no Brasil receberá pagamento de imposto em São Paulo, restando apenas a restituição de 50% do tributo. Essa situação gera um debate sobre a política de isenção de impostos para veículos híbridos e elétricos, especialmente em um momento em que muitos consumidores estão buscando alternativas mais sustentáveis. A decisão do governador e a resposta da BYD refletem a complexidade do mercado automotivo e as diferentes estratégias adotadas pelos fabricantes em meio a uma legislação que ainda está em desenvolvimento.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:56, 05 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Recife Drift Show chega pela primeira vez ao Centro de Convenções de Pernambuco
Esportes

Recife Drift Show chega pela primeira vez ao Centro de Convenções de Pernambuco; ingressos à venda

Depois da primeira edição, em 2025, a organização decidiu aumentar a estrutura para atender ao público que pediu uma nova edição. Este ano são 20 mil metros quadrados de área para as manobras.

Professora e ativista Yasmim Alves lança pré-candidatura a ALEPE
Eleições 2026

Professora e ativista Yasmim Alves lança pré-candidatura a deputada estadual em Pernambuco

Militante dos movimentos sociais e professora da rede pública estadual, Yasmim Alves disputará uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PSOL.

Veículos PCD abaixo de R$200 Mil ganham força no mercado.
Insenção

Carros até R$ 200 mil viram o principal desejo do público PCD no mercado brasileiro

Modelos altamente equipados dominaram as escolhas com o teto que garante o abatimento integral do IPI.

mais notícias

+

Newsletter