16 de abril de 2025 às 16:19 - Atualizado às 16:32
Jeep Goiana 1,1 Milhão de Jeeps produzidos. Foto: Divulgação/Jeep
Uma Década Reinventando o Mercado Automotivo
Inaugurada em abril de 2015, a fábrica da Stellantis em Goiana (PE) celebra 10 anos em 2025 como um marco na indústria brasileira. A unidade, que estreou com o Jeep Renegade, consolidou-se como polo estratégico para a produção de SUVs e picapes, incluindo modelos como Compass, Commander, Fiat Toro e Ram Rampage. Desde então, a planta já ultrapassou 1,1 milhão de unidades vendidas no país.
Raízes Históricas e Expansão Contínua
A trajetória da Jeep no Brasil remonta aos anos 1940, com montagens CKD e produção em São Paulo e Pernambuco. Contudo, foi em Goiana que a marca ganhou novo fôlego. Além do Renegade, a fábrica passou a produzir a picape Fiat Toro em 2016, seguida pelo Compass. Paralelamente, em 2021, lançou o Commander, maior SUV fabricado no local, e em 2023 estreou a Ram Rampage, primeira picape exclusiva da marca desenvolvida fora dos EUA.
Tecnologia e Preparação Para o Futuro
A unidade prepara-se agora para a próxima fase: a produção de veículos eletrificados. Enquanto isso, modelos atuais recebem atualizações significativas. Desde 2023, o Compass e o Commander ganharam o motor 2.0 turbo Hurricane de 272 cv, e a linha 2025 do Commander inclui uma versão 2.2 turbodiesel de 200 cv. A garantia de 5 anos para toda a gama nacional também reforça a confiança na marca.
Impacto no Mercado e Estratégias Recentes
Com 5,1% de participação no mercado brasileiro, a Jeep é a sétima marca mais vendida no país. No primeiro trimestre de 2025, registrou 26.580 emplacamentos, alta de 4% em relação a 2024. Grande parte do sucesso vem dos modelos feitos em Goiana: Renegade, Compass e Commander respondem pela maioria das vendas, enquanto importados como Wrangler e Gladiator recebem ajustes de posicionamento.
Perspectivas Para Uma Nova Década
A fábrica de Goiana simboliza não apenas a evolução da Stellantis, mas também a adaptação às demandas globais. Com investimentos em sustentabilidade e mobilidade elétrica, a unidade mantém-se como referência em inovação. Enquanto isso, o legado de uma década reforça o papel do Nordeste como hub industrial, impulsionando economia e tecnologia no setor automotivo nacional.
1
3
4
10:39, 21 Abr
29
°c
Fonte: OpenWeather
Preço do SUV de entrada cai de R$ 186.990 para R$ 154.990; modelo concorre com Tiggo 7 Pro e Volkswagen Taos.
Moto com motor 40 cv e refrigeração líquida mira concorrentes como Honda CB500F e Yamaha MT-03.
Reportagem da Quatro Rodas lista novos participantes como MG, GAC e Hava, além de marcas já consolidadas, como BYD e Caoa Chery.
mais notícias
+