Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Em CARUARU, COMPESA executa obras emergenciais para minimizar impactos da escassez de CHUVAS

A previsão é transportar 400 litros de água por segundo do Rio São Francisco para a Estação de Tratamento de Água-Água-ETA Salgado.

23 de janeiro de 2025 às 13:35   - Atualizado às 13:35

Obra para preservar a barragem de Jucazinho

Obra para preservar a barragem de Jucazinho Foto: Divulgação/Compesa

A Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa está executando obras emergenciais para minimizar os impactos da escassez de chuvas e garantir a continuidade do abastecimento de água para os municípios atendidos pelo Sistema Jucazinho, cuja barragem está em situação de pré-colapso . Nesta semana, a Companhia iniciou intervenções, em Caruaru, para interligar a Adutora do Agreste ao Sistema Adutor de Jucazinho.

A previsão é transportar 400 litros de água por segundo do Rio São Francisco para a Estação de Tratamento de Água-Água-ETA Salgado. Com essa medida, a Compesa conseguirá manter o atendimento da população de Caruaru, além de continuar fornecendo água de Jucazinho pelos próximos meses às outras cidades que também dependem deste sistema.

Além de Caruaru, o Sistema Jucazinho é responsável pelo abastecimento de água das cidades de Surubim, Casinhas, Salgadinho, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério, Toritama, Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá. A iniciativa beneficiará diretamente 850 mil pessoas e recebe investimento de R$ 4,4 milhões.

Além da interligação da Adutora do Agreste ao Sistema Jucazinho, a Compesa está implantando, em Caruaru, uma nova adutora de três quilômetros de extensão que sai da Estação de Tratamento de Água Petrópolis até o reservatório Santa Rosa para atender especificamente os bairros Santa Rosa, Vassoural, Indianópolis, Inocoop e José Liberato, antes atendidos pela Adutora de Jucazinho.

 “Com a adoção dessas medidas, preservaremos o volume restante de Jucazinho, garantindo o abastecimento de água até o próximo período de chuvas e minimizando o risco de desabastecimento total das cidades atendidas por esse sistema”, observa o presidente da Compesa, Alex Campos.

Veja Também

O titular da Compesa adianta, ainda, que tais intervenções serão integradas ao sistema de abastecimento de Caruaru, apesar de serem executadas em caráter emergencial.

“Esses investimentos somam-se como alternativas de flexibilidade no abastecimento, de forma a mitigar cenários de crises hídricas futuras. Ou seja, não apenas atenderão o cenário de escassez hídrica atual, mas são obras estruturadoras tanto para a produção quanto para a distribuição de água na região”, finalizou Campos.

As previsões climáticas para o primeiro trimestre de 2025 apontam para índice de chuvas abaixo da média, com temperaturas superiores à média histórica em todo o estado. Este fenômeno tem afetado fortemente os níveis dos reservatórios para abastecimento humano, com grau de evaporação intenso dos volumes de água armazenados.

De acordo com a Companhia, 12 mananciais estão em colapso total e 29 se encontram em estado de alerta.  No final de 2024, a Companhia divulgou a ampliação do calendário de abastecimento em 15 municípios da Região Metropolitana do Recife e do interior do Estado.

Outras 51 cidades estarão em estado de alerta e podem ter os cronogramas de distribuição de água alterados ainda no mês de fevereiro, a depender da ocorrência de chuvas nos próximos dias e capacidade de recuperação dos níveis dos mananciais

A Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, verteu pela última vez há quase 15 anos. Hoje, está com apenas 5,76% de sua capacidade total de armazenamento, que é de cerca de 200 milhões de metros cúbicos de água. Esse percentual é o nível mais baixo desde 2020 e a tendência é de queda.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:34, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ester Mayara Evarista da Silva, adolescente de 13 anos que morreu em ataque a tiros.
Crime

Em Pernambuco, ataque a tiros deixa adolescente de 13 anos morta e dois feridos

A vítima fatal estaca sentada em um banco, ao lado do companheiro, de 17 anos que também foi atingido pelos disparos de arma de fogo.

Governadora Raquel Lyra entrega creche em Caruaru.
Iniciativa

Raquel Lyra comanda entrega de mais uma creche construída pelo Estado em Caruaru

O Governo de Pernambuco construiu e entregou toda a mobília e os itens, além de custear o funcionamento dos equipamentos de maneira integral pelo primeiro ano, pré-requisito para garantir os repasses federais às unidades. 

Nova creche em Caruaru.
Crechômetro

Em Caruaru, governadora vai inaugurar mais uma creche nova nesta sexta-feira (6)

Raquel Lyra cumpre agenda na cidade em que governou como prefeita por dois mandatos e realizará entrega da segunda unidade em Pernambuco.

mais notícias

+

Newsletter