O Departamento da Pessoa com Deficiência (DAD), da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista, começa na quarta-feira, 13 de junho, o agendamento para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

O objetivo é garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade  no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. A medida é respaldada pela Lei 4964/2021, sancionada em 13 de abril de 2021 pelo prefeito Yves Ribeiro.

Leia também:
>>>Prefeitura do Paulista e Corpo de Bombeiros Militar firmam parceria para impulsionar a economia da cidade

https://www.instagram.com/p/Cf7BP_vuKWX/

O agendamento deverá ser feito por meio do telefone 9 9930-0298 e o cadastramento deverá ser realizado presencialmente, no DAD, das 9h às 15h, que funciona no Centro Administrativo, localizado na Avenida Geraldo Pinho Alves, antigo Campo de Aviação,  Maranguape I.

Para o cadastramento serão necessários os seguintes documentos dos pais ou responsáveis: identidade, CPF, comprovante de residência, laudo de comprovação do Transtorno com o CID, especificando o Transtorno do Espectro Autista.

O diretor do DAD, Kleber Pyrrho, comentou que a carteira vai garantir ao autista prioridade nos estabelecimentos e departamentos de saúde, políticas sociais, educação e locais na iniciativa privada. Kléber mencionou também que as primeiras carteiras serão entregues no dia que começa a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, em 21 de agosto.

“A importância  da confecção da Carteira do Autista no munícipio de Paulista é  a visibilidade para os atendimentos, já que o Autismo é um distúrbio neurológico, não identificável na maioria dos casos, como é a Síndrome de Down, Microcefalia, Hidrocefalia, por exemplo. No caso do Autismo, 90% das pessoas não conseguem identificar.” Destacou Maysa Gomes, mãe de José Miguel.

Mais informações podem ser obtidas através do email: diretoriapcd.social.paulista@gmail.com

Tecnologia

Com o intuito de promover a inclusão digital, além de estimular a educação dentro e fora do ambiente escolar, a Prefeitura entregou tablets à mais alunos da Rede Municipal de Ensino do Paulista, na tarde da sexta-feira, 1 de julho, na Escola Municipal Jaime Gonçalves Bold, localizada no Alto do Bigode, no bairro da Vila Torres Galvão.

De acordo com a Secretaria de Educação do Paulista, todos os tablets já vêm com a plataforma Conecta Legal instalada. A expectativa é dinamizar o trabalho pedagógico, fortalecendo atividades lúdicas das diversas disciplinas, e ampliando o raciocínio lógico e linguístico dos alunos.