O Grupo Bemisa, que estava responsável pelo trecho da Transnordestina que liga o Sul do Piauí, o Sertão de Pernambuco e o Porto de Suape, desistiu construir o ramal.

De acordo com o economista e sócio diretor da Consultoria Ceplan, Jorge Jatobá, caso o trecho não seja contrído de fato, pode afetar Estados vizinhos de Pernmabuco.

“Poderá ocorrer um gap de logística em Pernambuco e alguns estados vizinhos, caso não se concretize o ramal ferroviário ligando o Sertão de Pernambuco ao litoral”, disse Jorge Jatobá.

Segundo o site Movimento Ecônomico, este “gap” – que o economista Jorge Jatobá se referiu -, poderia afetar Estados como o da Paraíba e Alagoas, pois os mesmos teriam o trecho da ferrovia o mais próximo mais próxima para fazer o transporte das suas mercadorias e matérias-primas.

Leia mais:
>>>RAQUEL LYRA trata OBRAS em estradas de PERNAMBUCO com ministro do transportes e R$ 100 MILHÕES são confirmados para TRANSNORDESTINA

Atualmente, há três ferrovias sendo construídas que, no futuro, vão aumentar a disponibilidade do serviço ferroviário, inclusive no Nordeste.

As ferrovias que estão em construção são as: Ferrovia Norte-Sul, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o trecho cearense da Ferrovia Transnordestina.

“Ao Sul de Pernambuco, teremos a Fiol que está sendo tocada. Também em construção, a Ferrovia Norte-Sul vai integrar o Nordeste oriental ao Nordeste ocidental, incluindo os eixos do agronegócio do Centro-Oeste e do Nordeste, como o Oeste da Bahia e o Sul do Piauí. E ao Norte de Pernambuco, terá o ramal cearense da Transnordestina indo para Pécém, no litoral do Ceará”, disse Jatobá. 

A Fiol vai ligar a cidade de Figueiropólis, no Tocantins, indo do oeste da Bahia, em Barreiras, até Caetité, no Sul da Bahia e acabando em Ilhéus, litoral sul baiano, contendo, ao todo, 1527 quilômetros.

A ferrovia Norte-Sul vai cortar o Brasil quase ao meio, começando no Rio Grande do Sul e indo até o Maranhão, passando por Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e Tocantins.

Já o tercho da Transnordestina cearense, vai iniciar-se na cidade de Eliseu Martins, no Sul do Piauí e segue até o Porto de Pecém, em Fortaleza.

Com todas em operação, as três ferrovia vão poder transportar mercadorias do Sul do Brasil até o Nordeste do país usando o meio ferroviário.