O deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) e a vereadora do Recife, Missionária Michele Collins (PP), avaliaram a decisão de diversas cidades pernambucanas em suspender ou cancelar o carnaval em 2022.

“Os cancelamentos do Carnaval em várias cidades pernambucanas foi a melhor escolha feita pelos gestores e órgãos de saúde no momento. Fica inviável fazer uma festa popular, de rua, em que há muita aglomeração de pessoas de maneira segura. Sua realização iriam aflorar ainda mais o aumento dos casos, principalmente após a chegada da variante ômicron e o grande aumento de casos de gripe em todo Estado”, explicou o Pastor Cleiton Collins.

O deputado também explicou as visitas que fez em todo o Estado para pedir cautela e que os gestores avaliassem a realização das festas carnavalescas nas cidades, para evitar o aumento de casos e mortes da doença.

“Demos um giro pelo Estado, pedindo aos gestores municipais que avaliassem a situação. Também solicitamos que fossem vistas a questão das pessoas que dependem dessas festas para levar o pão para casa. Por isso, é muito importante olhar para essas pessoas e ajudá-las a atravessar essa fase, pois é um momento difícil, mas vamos superar”, declarou Collins.

Leia mais:
>>> Confira lista com prévias de Carnaval e shows que foram adiados ou cancelados em Pernambuco por causa da nova onda de Covid-19

O primeiro pedido de suspensão foi feito ainda em novembro do ano passado pela Missionária Michele Collins. Na reunião plenária, Michele falou sobre dados de momento e da situação na Europa e na Ásia Central.

“Segundo a Organização Mundial de Saúde divulgou um boletim mostrando que houve um aumento, na última semana de outubro, foram registrados 1,8 milhão de novos casos e 24 mil novas mortes relatadas. Eles já estão vendo a questão do lockdown novamente. Como vamos fazer uma aglomeração do tamanho do carnaval em Recife, que no Galo da Madrugada, reúne mais de 2 milhões de pessoas?”, questionou Michele na época. 

Apelo aos prefeitos

Ainda em novembro de 2021, o deputado estadual pastor Cleiton Collins (PP) fez um apelo nas redes sociais e na rádio Mais Vida FM 97,1, para que os prefeitos e o governador Paulo Câmara não promovam o carnaval em 2022, com receio de aumento dos casos de Covid-19.

“Diferente de outras atividades do setor de eventos que já estão acontecendo, no carnaval não é possível ter um controle e aplicação das normas sanitárias. Essa é minha maior preocupação. O Estado já tá flexibilizando as regras, como estádio de futebol com permissão para 50% do público, em congresso em evento com 2.500 pessoas”, enfatizou Collins.

Da redação do Portal com informações da Assessoria do Pastor Cleiton Collins