A falta de radares de controle de velocidade que ficavam na Via Mangue, avenida expressa que liga os bairros de Boa Viagem e do Pina, Zona Sul do Recife, chamaram a atenção de motoristas.

Mas esse não é o único local com falta de equipamento. Todos os corredores viários da capital pernambucana estão com radares desligados desde pelo menos junho de 2023 por conta de atraso em licitação.

Respondendo questionamentos sobre a medida, a Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), informou que uma licitação para adquirir novos equipamentos de fiscalização está sendo produzido.

Continua após a publicidade:

A CTTU também disse que segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o cumprimento da velocidade estabelecida em cada via é obrigatório.

Confira nota da CTTU:

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que ao contrário do que foi divulgado somente 35% dos equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade foram temporariamente retirados. Além disso apesar de ter vencido em junho de 2023 as empresas que venceram a licitação não cumpriram as exigências técnicas e por isso a licitação está em curso.

Vale lembrar que o cumprimento da velocidade estabelecida em cada via é obrigatório segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e a fiscalização eletrônica é apenas mais uma ferramenta que tem o objetivo de evitar a ocorrência de sinistros no trânsito, protegendo a vida de todos os cidadãos.

A CTTU informa também que as blitze estão sendo intensificadas por toda cidade com o objetivo de garantir a segurança viária. Ao todo, em 2023, a CTTU realizou um total de 676 operações de fiscalização, totalizando 73,5 mil abordagens, 10% delas resultaram em notificações.