Continua após a publicidade:

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira, 27 de junho, que investirá R$ 350 milhões na formação profissional em sete estados brasileiros.

Ao longo de quatro anos, aproximadamente 20 mil trabalhadores serão capacitados pelo Programa Autonomia e Renda, com foco no setor energético.

Continua após a publicidade:

Segundo a companhia, a região da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco, será a mais beneficiada, recebendo cerca de 7.400 vagas.

📲 Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

As demais vagas serão distribuídas entre Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade:

O anúncio foi feito durante um evento na RNEST, onde também se oficializou a parceria da Petrobras com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, representados pela Fundação Ennio de Jesus Pinheiro Amaral de Apoio ao Instituto Sul-rio-grandense (FAIFSul).

Para o segundo semestre deste ano, Pernambuco planeja abrir mais de 60 turmas, somando 1.700 oportunidades de qualificação.

Os processos seletivos para as vagas serão anunciados na última semana de julho.

Os cursos disponíveis em Pernambuco incluem Caldeireiro, Eletricista, Inspetor, Instrumentista, Isolador, Mecânico Montador e de Manutenção, Montador de Andaime, Soldador e técnicos em Automação, Eletrotécnica, Mecânica, Planejamento e Segurança.

Continua após a publicidade:

Os Institutos Federais serão responsáveis por mais de 6.800 vagas em 17 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e 9 cursos técnicos.

Além disso, a Petrobras firmará em breve uma parceria com o Sistema S, através do SESI-SENAI do Rio de Janeiro, que disponibilizará 12.750 vagas em 23 cursos FIC e 9 cursos técnicos. Informações sobre as vagas e inscrições estarão disponíveis no site www.autonomiaerenda.com.br.

Continua após a publicidade:

A oferta de cursos inclui Auxiliares e Ajudantes (Civil, Elétrica, Instrumentação, Mecânico, Tubulações, entre outros), Caldeireiro, Eletricista, Mecânico Montador, Mecânico de Manutenção e Soldador, com durações variando de 4 a 9 meses.