A pesquisa Genial/Quaest para a eleição de 2026 mostra que 60% dos nordestinos tem o desejo de ver Lula na presidência por mais quatro anos.

Este respaldo também é observado entre os brasileiros com menor nível de escolaridade e renda, com 54% daqueles com até o ensino fundamental.

Brasileiros que recebem até dois salários mínimos demonstrando apoio a um novo mandato para Lula.

Continua após a publicidade:

A pesquisa revelou, também, que 42% dos entrevistados afirmam que Lula merece uma nova chance como presidente. Esse apoio é particularmente forte entre os que votaram nele no segundo turno da eleição de 2022, com 74% expressando a mesma opinião.

Por faixa etária, a maioria dos grupos de 16 a 34 anos (57%) e de 35 a 59 anos (57%) acredita que o presidente não merece um novo mandato. No entanto, entre aqueles com 60 anos ou mais, a opinião se divide igualmente entre os que apoiam e os que se opõem a uma nova chance.

REJEIÇÃO A LULA

Regionalmente, o Sudeste apresenta a maior rejeição a um novo mandato de Lula, com 63%, seguido pelo Sul (59%) e Centro-Oeste/Norte (58%).

Na análise por escolaridade, a maioria dos que têm ensino médio completo ou incompleto (61%) e ensino superior incompleto ou mais (63%) se opõe a uma nova chance.

Da mesma forma, a maior oposição por renda é registrada entre os que recebem mais de cinco salários mínimos, com 66% discordando de um novo mandato para Lula.

Continua após a publicidade:

O apoio ou a oposição a um novo mandato para Lula reflete diretamente na avaliação do atual governo. Dos entrevistados que consideram dar mais uma chance ao presidente, 86% avaliam a gestão como positiva.

Por outro lado, entre aqueles que são contra uma reeleição do petista, apenas 11% avaliam a atual gestão como positiva.

A pesquisa Genial/Quaest realizou 2.045 entrevistas presenciais, com margem de erro estimada de 2,2 pontos percentuais. A coleta ocorreu entre os dias 2 e 6 de maio, com brasileiros com 16 anos ou mais, em todos os Estados.