Uma pesquisa realizada pelo jornal americano The New York Times foi publicada nesta terça-feira, 1º de agosto, revelando um empate entre o atual e o ex-presidente dos EUA na disputa de 2024.

No levantamento em parceria com o Siena College, tanto Joe Biden quanto Donald Trump aparecem com 43% das intenções de voto. Já 14% dos ouvidos disseram que não votarão em nenhum dos dois candidatos. O jornal, no entanto, aponta que até o ano que vem uma quantidade expressiva desse grupo deve optar por um dos dois quando chegar a eleição.

Foi questionado também na pesquisa sobre as acusações na Justiça contra o ex-presidente e 51% respondeu que acreditam que Trump cometeu crimes federais, já 53% entendem que ele ameaçou a democracia.

Continua após a publicidade:

Quando os que não pretendem votar em nenhum dos dois foram questionados sobre a pergunta anterior, 63% acha que Trump cometeu crime federal e 59% acredita que o republicano ameaçou a democracia americana.

Leia também:
>>> Em reta final, Donald Trump e Biden levam luta eleitoral à decisiva Flórida

A pesquisa ouviu 1.329 eleitores por telefone entre 23 e 27 de julho. A margem de erro é de 3,67 pontos percentuais para mais ou para menos.

Biden desaprovado pela maioria

Sobre Joe Biden, a consulta revela que o presidente dos EUA tem mais apoio de seu partido do que há um ano, mas ainda corre perigo político.

Continua após a publicidade:

Além de 54% dos entrevistados no país desaprovarem a gestão atual, segundo um levantamento da Ipsos, pesa contra o presidente a sua idade. Apesar de ser apenas três anos mais velho que seu principal oponente, Biden, de 80 anos, tem seu vigor questionado por já ser o governante mais velho da história.

No entanto, esse temor joga parte das atenções à vice-presidente, Kamala Harris, pois eventualmente seria ela a Madam President.

Analistas avaliam, porém, que para o democrata seria ainda pior se não disputasse as próximas eleições, considerando que a chance de ele conseguir emplacar um sucessor seria menor ainda.