Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 26  de julho, mostrou a desaprovação do atual prefeito da cidade do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PP). Mais da metade da população do município, que fica na Região Metropolitana do Recife, desaprova a condução do gestor.

O levantamento encomendado pela Simplex Consultoria e a rádio CBN aponta que 62,3% da população desaprova a gestão do prefeito, 31,7% aprovam e 6% não souberam ou não responderam.

Corrida eleitoral

Continua após a publicidade:

Já considerando a caminhada até as urnas nas próximas eleições municipais de 2024, o mandatário cabense caiu uma posição, passando de segundo na aferição anterior para terceiro na que foi publicada nesta terça (25).

Primeiro, considerando o voto espontâneo – que é aquele quando não é listado ao eleitor os possíveis nomes mais cotados – a sondagem aponta em primeiro, com 19,9% das respostas, o nome do ex-prefeito Lula Cabral. O atual prefeito, neste recorte, aparece em segundo com 9,5%, e em seguida vem o Delegado Resende, com 3,4%. Os demais nomes não contabilizaram 1%. Quem disse que votaria branco, nulo ou em nenhum candidato, somou 17,6% dos entrevistados. 48% se disseram indecisos.

Leia também:
>>>MPF abre investigação contra prefeito do Cabo de Santo Agostinho sobre recursos federais destinados as vítimas das chuvas de 2022

Em se tratando da pesquisa estimulada – quando nomes são dados como opção -, o resultado é o seguinte:

Lula Cabral lidera com 35,6% das intenções;

Continua após a publicidade:

Delegado Resende passa a frente em segundo com 16,8%;

e Keko do Armazém, atual mandatário, vem em terceiro com 13,9%.

21,3% disse que votaria branco, nulo ou em nenhum dos citados. Indecisos e os que não sabem ou não responderam somam 12,3%.

Ao considerar a possibilidade de segundo turno, o levantamento mostra que:

Lula Cabral venceria com 38,4% contra 22,0% do Delegado Resende, sendo que 26,0% votariam branco, nulo ou em nenhum e 13,5% ficaram indecisos ou não responderam. Já contra o atual prefeito, Lula Cabral venceria numa margem ainda maior, com 41,7% contra 17,5% de Keko do Armazém. 28,2% votariam branco, nulo ou em nenhum e 12,7% não souberam ou não responderam.

Continua após a publicidade:

A amostra ouviu 400 entrevistados, entre os dias 20 e 21 de julho, dois meses após o primeiro levantamento feito pelo instituto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, com um grau de confiança de 95%.

Índices da violência no Cabo

A cidade do Cabo de Santo Agostinho é destaque entre os municípios pernambucanos, no Anuário divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2022.

Na lista, o município é o mais violento de Pernambuco, ocupando também a quinta posição do ranking das 50 cidades mais violentas do Brasil.

No ano 2022, o anuário apontava o Cabo de Santo Agostinho em segundo lugar no ranking das cidades brasileiras com maior taxa de homicídios. O resulto foi baseado nos registros criminosos no ano de 2020.

Na época, o município pernambucano tinha a taxa de 90 mortes violentas e só perdia para a cidade de Caucaia, no Ceará.

185 assassinatos foram contabilizados no Cabo de Santo Agostinho em 2022, segundo números da Secretaria de Defesa Social (SDS).