A sonda chinesa Chang’e-6 decolou da superfície da Lua na manhã desta terça-feira, 4 de junho. Tendo o planeta Terra como destino final, a sonda coletou amostra de solo do Lado oculto do satélite natural. O feito é novidade, visto que não existem registros de seres humanos explorando esta região especifica.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Segundo a Administração Espacial Nacional da China, a sonda entrou em órbita predefinida ao redor da Lua. Sua decolagem ocorreu às 7h38, horário da China. Com o fuso, o horário da decolagem foi 20h38 da segunda-feira, 3 de junho.

Continua após a publicidade:

Durante a coleta, os pesquisadores realizaram amostragem simulada em um laboratório terrestre, com base nas informações coletadas pelo satélite de retransmissão Queqiao-2. O porta voz da missão Chang’e-6, Ge Ping, disse que por meio de análises detalhadas das amostras coletadas, poderão aprofundar a pesquisa sobre a formação e a história evolucionária da Lua. Além de investigar melhor a origem do sistema solar e sobre a própria origem do planeta Terra.

Depois que a coleta foi concluída, uma bandeira nacional da China, carregada pelo módulo de aterrissagem, foi desenrolada pela primeira vez no lado oculto da Lua.