O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta para a ocorrência de grandes volumes de chuva nos próximos dias em áreas da Região Sudeste devido ao aumento da convergência de umidade sobre esta área.

Nesta sexta-feira (12), a combinação de calor, alta umidade do ar e um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis médios e baixos da atmosfera, vai potencializar as áreas de instabilidade e provocar chuvas intensas em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A chuva forte pode provocar volumes significativos em alguns pontos, especialmente na faixa litorânea, leste e região do Vale do Paraíba, em São Paulo; sul/sudoeste e Zona da Mata, em Minas Gerais, e no centro-sul do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade:

De forma localizada, há possibilidade de volumes diários em torno de 100 milímetros (mm) em áreas do litoral de São Paulo e áreas de divisa do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A partir de sábado (13), uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo, aumentando a convergência de umidade sobre o leste da Região Sudeste, padrão que vai se manter, pelo menos, até a próxima segunda-feira (15).

Nos próximos cinco dias, o modelo COSMO indica totais de chuva em pontos do litoral paulista, no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro, podendo ficar em torno de 200 milímetros (mm). De forma localizada, pode chover até 300 mm.

Vale destacar que a orografia da região, com a presença das Serras do Mar e da Mantiqueira, pode reforçar a instabilidade, provocando transtornos em algumas localidades.

Devido às atualizações diárias dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, o Inmet destaca a importância do acompanhamento das atualizações desta previsão, bem como das emissões dos avisos meteorológicos especiais.

Continua após a publicidade:

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)