Um alerta de ‘perigo extremo’ para risco de ciclone extratropical no Sul do Brasil foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em colaboração com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A previsão meteorológica e análise de riscos abrange a partir desta sexta-feira, 10 de maio, até a próxima segunda-feira (13).

Segundo órgãos, os acumulados de chuva poderão superar os 150 milímetros (mm).

Continua após a publicidade:

Para a segunda-feira, espera-se uma nova frente fria mais intensa sobre a região Sul, com a possível formação de um ciclone extratropical próximo à costa, o que poderá intensificar os ventos leste.

Nos dias seguintes ao ciclone, a frente fria e a chegada de uma massa de ar frio e seco devem causar uma queda nas temperaturas e a possibilidade de mais chuvas na semana seguinte. As rajadas de vento, vindas do sul, poderão dificultar o escoamento das águas.

As chuvas volumosas previstas devem afetar principalmente as bacias hidrográficas próximas à região metropolitana de Porto Alegre, como as dos rios Gravataí, Sinos e Caí.

A posição dos ventos na Lagoa dos Patos pode aumentar o risco de inundações em municípios da região de Pelotas e Rio Grande.

Diante dessas condições, recomenda-se especial atenção à bacia do rio Uruguai e seus afluentes.

Continua após a publicidade: