O CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, surpreendeu durante uma reunião em Wolfsburg na Alemanha ao revelar que a gigante automotiva alemã enfrenta uma perda significativa de competitividade e que fará uma demissão em massa no próximo ano.

Schäfer apontou as estruturas, processos e custos dos impostos como os principais vilões dessa queda, levantando incertezas sobre o futuro da marca.

“Com muitas de nossas estruturas pré-existentes, processos e altos custos, não somos mais competitivos como a marca Volkswagen”, disse o executivo.

Em resposta a esses desafios, a Volkswagen anunciou planos ambiciosos para cortes de gastos e demissões até 2024.

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O objetivo é reduzir os custos em até 10 milhões de euros, conforme destacado por Gunnar Kilian, membro do conselho de recursos humanos.

Para alcançar essa meta, a montadora planeja implementar acordos e reformas parciais e antecipadas, indicando uma adaptação rápida às mudanças no cenário automotivo.

Além dos cortes, a Volkswagen traçou uma estratégia para transição de veículos a combustão para modelos elétricos.

Esse movimento estratégico implica investimentos substanciais na eletrificação da frota. O icônico Golf GTI está sendo substituído pelo futurista ID GTI Concept, marcando uma mudança vital para o futuro sustentável da montadora.

Apesar dos desafios, a Volkswagen ostenta uma rica história, tendo produzido alguns dos carros mais emblemáticos ao longo dos anos, como o Fusca, Golf e Passat.

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Apesar do impacto dos cortes e demissões, a diversidade da gama de modelos da montadora, que abrange desde carros compactos eficientes até SUVs premium, destaca sua relevância em diferentes segmentos de mercado.

A Volkswagen continua sua busca incessante por inovações tecnológicas, incorporando constantemente tecnologias de ponta em termos de eficiência de combustível, segurança e conectividade.