Um grupo de 63 advogados protocolou uma notícia-crime contra o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o petista comparar as manifestações do 7 de Setembro com uma “reunião da Ku Klux Klan”.

Eles fazem parte do Movimento Advogados de Direita Brasil e moveram a ação neste sábado, 10 de setembro. O grupo classifica as declarações de Lula como “covardes” e as descrevem como uma “ofensa de proporções inimagináveis”.

Veja também:
>>>“Eu quero o povo ‘armado’ de livro, sabedoria e cultura”, diz ex-presidente Lula

Continua após a publicidade:

“Atribuir a milhões de brasileiros ordeiros, das mais diversas etnias, trabalhadores que movimentam esse país (…) qualquer afinidade com o grupo Ku Klux Klan, uma organização criminosa e terrorista formada por supremacistas brancos que surgiu nos Estados Unidos depois da Guerra Civil Americana com o intuito de perseguir e promover ataques contra negros, afro-americanos e seus defensores, conhecidos por suas vestimentas peculiares com capuzes brancos e por promoverem o espancamento e enforcamento de pessoas, é reprovável e inadmissível pela correlação em si”, diz o documento.

O grupo pede a aplicação da lei eleitoral, pontuando que a fala se enquadra nos artigos 323 e 325, do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65), e no artigo 20, §2º do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (PIDCP).

A declaração de Lula ocorreu em comício de Nova Iguaçu, na noite de quinta-feira, 8 de setembro.

“Foi uma coisa muito engraçada, que no ato do Bolsonaro parecia uma reunião da Ku Klux Klan. Só faltou o capuz, porque não tinha negro, não tinha pardo, não tinha pobre, não tinha trabalhador”, disse na ocasião.

Posteriormente, em coletiva de imprensa na sexta (9), ele alegou que se referia apenas ao palanque, e reforçou a sua fala.

“O palanque aqui de Copacabana, pela fotografia que eu vi, e eu só vi na televisão, era supremacia branca no palanque. Eu até comparei que parecia um pouco a Ku Klux Klan. Só faltou o “capucho”, só faltou a máscara. Porque era isso o palanque”, insistiu.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Pleno News.