Nesta terça-feira, 11 de junho, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou que o governo Lula decidiu anular o leilão público destinado à compra de 263 mil toneladas de arroz.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A decisão foi tomada após a constatação de “fragilidades” nas empresas que venceram o leilão, levantando dúvidas sobre sua capacidade técnica e financeira para realizar a importação do alimento.

Continua após a publicidade:

Ele destacou que ainda não há data definida para o novo leilão, mas que é fundamental garantir que as empresas envolvidas tenham a capacidade necessária para cumprir os compromissos, considerando a significativa quantia de dinheiro público envolvida.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, assegurou que o governo Lula está determinado a lançar um novo edital para a compra do grão.

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, enfatizou que o Brasil “mantém um equilíbrio justo entre produção e consumo de arroz”, e que o objetivo é garantir que qualquer questão relacionada ao abastecimento não afete a população mais vulnerável.

Continua após a publicidade: