A bancada PSOL-Rede escolheu na quarta-feira, 21 de fevereiro, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) para ser sua nova líder na Câmara dos Deputados. A deputada será a primeira parlamentar transexual a liderar uma bancada no Congresso Nacional.

Erika Hilton vai substituir Guilherme Boulos (PSOL-SP), que se afastará do mandato para concorrer à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais deste ano.

Continua após a publicidade:

Erika Hilton irá liderar 14 deputados federais.

Ela foi eleita deputada federal em 2022 para o primeiro mandato, sendo uma das mais votadas no estado de São Paulo. 

Erica Hilton questiona falta de cotas para trans em concursos

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP), usou as redes sociais na sexta-feira, 12 de janeiro, para questionar a falta de cotas para pessoas trans e travestis nos editais do Concurso Nacional Unificado. O concurso foi criado pelo Governo Federal por meio de um decreto.

O certame também chamado de ‘Enem dos Concursos’ oferece reserva de vagas para: 20% para pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência e 30% para indígenas nos cargos para a Funai. A deputada questionou onde estava a reserva prometida pelo governo que haveria 2% de cotas para pessoas transsexual em concursos públicos.

Continua após a publicidade:

Na publicação, a deputada exibiu um ofício enviado para os ministros Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, e Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para questionar a promessa feita anteriormente em conceder 2% da reserva de vagas em concursos para pessoas trans e travestis.

Agência Brasil