Segundo uma pesquisa do Datafolha, 55% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou realizar um golpe de Estado para permanecer no poder após ser derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. Por outro lado, 39% discordam dessa afirmação, enquanto 7% não têm uma opinião formada.

A pesquisa, realizada presencialmente com 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 147 municípios, entre os dias 19 e 20 de março, tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os que votaram em Bolsonaro no segundo turno, 73% acreditam que ele não tentou realizar um golpe, assim como 75% dos entrevistados que se identificam como de direita. No entanto, 19% desses grupos acreditam que o ex-presidente de fato planejou permanecer no poder de maneira não constitucional.

Continua após a publicidade:

Por outro lado, 87% dos eleitores de Lula e 86% dos simpatizantes do PT acreditam que Bolsonaro teve intenções golpistas. No entanto, 19% dos eleitores de Bolsonaro e 11% dos petistas discordam dessa visão.

Entre os entrevistados que se consideram neutros, 48% afirmam que Bolsonaro tentou realizar um golpe, enquanto 39% discordam dessa afirmação.

Bolsonaro iria aguardar desfecho de golpe nos EUA, suspeita PF

Novos elementos de investigações da Polícia Federal sobre uma suposta conspiração visando um golpe de Estado no País ampliaram as suspeitas envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Relatório da PF, obtido pela revista Veja, cita dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que mostram que o ex-presidente transferiu R$ 800 mil para um banco dos Estados Unidos antes de viajar ao país no final de 2022.

O objetivo da transferência, segundo a apuração, seria se manter em solo americano enquanto uma tentativa de golpe de Estado se desdobrava no Brasil. A transferência de Bolsonaro foi revelada pelo jornal O Globo em julho de 2023.

Continua após a publicidade: