O padre Airton Freire, presidente da Fundação Terra, de 67 anos, foi internado em um hospital particular na cidade de Arcoverde, no Sertão de pernambucano, na tarde deste sábado, 22 de julho.

Sacerdote, que é investigado por estupros e está preso preventivamente desde o dia 14 de julho, no Presídio Advogado Brito Alves (PABA), sofreu uma crise de hipertensão arterial e foi levado para o Hospital Memorial Arcoverde. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do padre.

Leia também:
>>>Quem é PADRE AIRTON FREIRE, acusado de envolvimento de ESTUPRO em PERNAMBUCO?

Continua após a publicidade:

Confira na íntegra o que diz a assessoria do padre Airton sobre problema de saúde enfrentado no presídio:

O padre Airton Freire foi transferido na manhã deste domingo para o Hospital Português, em Recife, devido a uma crise de hipertensão arterial sofrida no sábado. Ele estava internado no Hospital Memorial, de Arcoverde, mas teve a transferência autorizada devido ao grave estado de saúde e a um princípio de acidente vascular cerebral que requer cuidados especializados.

O estado de saúde do religioso é conhecido das autoridades judiciais desde a decretação de sua prisão preventiva, contestada pelos advogados que o defendem por não atender os requisitos previstos em lei. A defesa enfatiza a necessidade de um habeas corpus para que ele responda em liberdade.

Entenda o caso

A personal stylist Silvia Tavares de Souza acusa o sacerdote de participar de um estupro sobre o qual denunciou ter sido vítima.Ela contou que foi estuprada por um motorista do padre em 18 agosto de 2022 e ele estava presente e nada fez para impedir o crime. Pelo contrário, foi o sacerdote quem planejou tudo e foi conivente com outros abusos sexuais até chegar no estupro.

Continua após a publicidade:

O homem que teria praticado a violência carnal é identificado pela vítima como Jaílson, que é chamado de guardião por atuar em funções de confiança do religioso como motorista e até mesmo segurança.

Por quase uma hora, a vítima diz que foi violentada pelo guardião do padre com a ameaça de uma faca em seu pescoço, após o sacerdote ter dado a ordem para que o homem fizesse o abuso. A mulher afirma que durante o estupro o padre Airton ficou sentado numa cadeira se masturband0.

A vítima informou que conhece padre Airton há quatro anos e meio e que jamais imaginou que isso pudesse acontecer.

Revelou que o sacerdote sempre lhe concedeu atendimento espiritual, afirmou que se curou de uma isquemia pela qual estava desenganada depois que ele intercedeu por ela e sempre o teve como um santo e homem de Deus.

No dia 31 de maio, ela foi ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro do Recife, para pedir a conclusão da investigação do caso.

Continua após a publicidade:

Nota da defesa de Padre Airton Freire

Surpreendeu a defesa do padre Airton Freire a decisão de decretar a prisão preventiva do sacerdote. O feito é totalmente contrário às condições previstas em lei e será tratado em habeas corpus a ser impetrado pela defesa. Importante lembrar que o padre, um homem de 67 anos, sofre sérias restrições de saúde.

A decisão ignora que o padre havia se afastado das funções eclesiásticas e da presidência da Fundação Terra, onde desenvolve um trabalho social que atendeu milhares de pessoas nos últimos 40 anos. Depois do afastamento, ficou isolado em sua residência — que é fixa, onde ele pode ser encontrado a qualquer momento —, de forma a não interferir nas investigações.

Apesar de todo o apoio que tem recebido de milhares de pessoas na internet e em manifestações públicas nas ruas de Arcoverde (PE), o padre jamais estimulou ou insuflou movimentos, de modo a não causar comoção social ou desordem pública. E mais: agiu de boa fé ao concordar em se apresentar espontaneamente à Justiça após a decretação da prisão, sem criar mecanismos de retardamento do cumprimento da ordem legal.