A governadora Raquel Lyra participou no início da tarde desta sexta-feira, 29 de setembro, da inauguração do novo Departamento de Cirurgia Refrativa da Fundação Altino Ventura (FAV), no bairro da Iputinga.

Raquel declarou que pouca coisa evoluiu na saúde após a gestão do ex-governador Eduardo Campos, pontuando que ainda é necessário avançar em coisas primárias.

“Durante o governo de Eduardo foi construída uma rede regionalizada que pretendia com as Upas especialidades garantir o atendimento mais perto de casa para as pessoas. Chegando aqui em 2023, a gente percebe que pouca coisa evoluiu no atendimento da população mais perto da sua casa. O que a gente vê é a necessidade de as pessoas se descolarem de Pernambuco inteiro pra virem ser operadas aqui. É nosso compromisso garantir que mais perto de onde as pessoas vivem [haja] acesso ao seu atendimento de saúde”, disse.

Leia também:
>>> No RECIFE, a Fundação Altino Ventura vai inaugurar novo DEPARTAMENTO DE CIRURGIA REFRATIVA que visa não usar mais ÓCULOS

Continua após a publicidade:

A gestora alegou falta de informação de dados das pessoas que estão na fila aguardando exames e cirurgias especializadas no estado, e que em seu governo estão sendo colhidas junto às prefeituras.

“A gente precisou perguntar a cada uma das prefeituras, qual era a fila de seus pacientes dentro de cada um dos municípios, e muitas vezes, uma tabela de word ou de excel é aquilo que alimenta o serviço público. A população ainda precisa do básico, mas ela não pode esperar enquanto a secretaria consegue organizar sua governança, [para] que a população possa ter acesso a um direito tão básico”, pontuou.

Assista:

https://www.instagram.com/reel/CxykIbTu6kq/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Ao lado da governadora estava a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além do presidente da Fundação Altino Ventura, Dr. Marcelo Ventura e a vice-governadora, Priscila Krause. Como representante do Recife estava a secretária de saúde, Luciana Albuquerque.

Novo departamento

Continua após a publicidade:

O serviço de Cirurgia Refrativa é pioneiro na atenção à saúde ocular da população de baixa renda Brasileira.

Os pacientes que serão beneficiados, serão aqueles que necessitam de reabilitação funcional, inscritos na Fundação Altino Ventura – FAV, regulados pelas secretarias estadual e municipais pernambucanas. Em especial, àqueles inscritos nos programas assistenciais do Governo Federal, tal como o bolsa família.

“Esse Departamento, visa a Reabilitação Visual Funcional, não estética, como a maioria pensa ser a Cirurgia Refrativa. É uma Reabilitação visual funcional, ou seja, pacientes apresentam necessidades que se quer um óculos consegue corrigir”, destacou o Dr. Marcelo Ventura.

Segundo o Dr. Emerson Morishita, Coordenador do Departamento, a população do Estado ganhará um serviço de cirurgia refrativa para a reabilitação visual funcional, com a mais avançada tecnologia disponível para os mais necessitados.

Fundação Altino Ventura

Continua após a publicidade:

Desde 1986, a Fundação Altino Ventura (FAV) vem desenvolvendo uma importante prestação de serviço à saúde da população brasileira, em especial aos que mais precisam. A instituição já́ realizou mais de 18,5 milhões de procedimentos médicos e terapêuticos, em mais de 1,8 milhão de pacientes.

​Habilitado pelo Ministério da Saúde como CER IV, o Centro Especializado em Reabilitação “Menina dos Olhos”, da FAV, atende pacientes com deficiências visual, auditiva, física e intelectual. Oferece assistência médica e terapêutica multiprofissional, reabilitando mais de 7,9 mil usuários por ano.