Dois ataques de tubarões em pouco mais de 24 horas no Grande Recife, geraram um alerta ainda maior no trabalho de prevenção das autoridades quanto o assunto.

A governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou, há pouco, que vai visitar ainda na noite desta segunda-feira, 6 de fevereiro, as famílias e as duas vítimas dos ataque de, registrados ontem (5) e hoje, na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Ela será recebida pelas famílias dos adolescentes que estão internados no Hospital da Restauração, no Recife.

Se aguarda que durante o encontro, a gestora estadual, anuncie as ações que o Estado vai implantar para evitar outros ataques. Entre eles, o retorno do monitoramento desses animais, que foi suspenso em 2014.

Continua após a publicidade:

Leia também:
>>> VÍDEO: mulher sofre ATAQUE DE TUBARÃO em praia do Grande Recife; é o segundo caso em pouco mais de 24h

https://www.instagram.com/p/CpaXfDkjk5C/

Registros dos ataques

Uma adolescente foi atacada por um tubarão de espécie a confirmar, nesta segunda-feira, 6 de março, na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A Polícia Militar a identificou como Kaylane Timóteo Freitas de 15 anos.

Ainda na praia, ela recebeu o primeiro atendimento pelo SAMU e pelo moto resgate do CBMPE. Uma ambulância da corporação e uma UTI Móvel do Samu foram acionadas de pronto. A jovem foi socorrida pelo Samu para o Hospital da Restauração.

Continua após a publicidade:

Um dia antes, na manhã do domingo (5), um banhista foi atacado por um tubarão, na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) informou que a vítima é um adolescente de 14 anos.

De acordo com o Samu, o incidente aconteceu por volta das 11h20. A vítima, que teve a coxa direita mordida pelo animal, foi levada de helicóptero para a UTI do Samu, no bairro do Derby, área central do Recife, e, em seguida, ao Hospital da Restauração (HR), na mesma região. Os profissionais de saúde confirmaram a amputação do membro inferior.

Histórico de ataques

Antes do caso de domingo, o último registro de incidente com tubarão em Pernambuco foi feito há menos de 15 dias, quando um surfista foi atacado em Olinda, também no Grande Recife, no dia 20 de fevereiro.

Antes disso, um turista de Rondônia teve o pé ferido por um tubarão em Fernando de Noronha, em abril de 2022. Poucos meses antes, uma menina de 8 anos também foi atacada na ilha e teve a perna amputada.

Continua após a publicidade:

Em 2021, duas pessoas foram mordidas por tubarão em Jaboatão dos Guararapes. Uma morreu e outra ficou ferida. A área da igrejinha foi interditada.

Com o ataque desta segunda (6), sobe para 77 o número ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 67 no continente, e outras dez, em Fernando de Noronha. A contagem foi iniciada em 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco.