Com o final do ano batendo na porta, é possível concluir que 2018 ficou para história política do país, para alguns de forma positiva, para outros não tanto. Com a prisão do ex-presidente Lula, em abril, foi oficializado que o ano seria repleto de novas surpresas na área das investigações de esquemas de corrupção.  

Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, em setembro deste ano, revelou que para 14% dos brasileiros, a corrupção é o maior problema do país,  ficando atrás apenas dos setores de saúde e segurança.

O Brasil tem passado nos últimos anos, por um processo de longo prazo que tenta combater a corrupção na arena política do país. Este ano as eleições gerais mostraram que grande parte da população, tem apoiado discursos que assumem compromissos em bater de frente com os crimes de colarinho branco.

Continua após a publicidade:

Em 2014, a Polícia Federal deu início a primeira fase da operação que se tornou símbolo da luta contra a corrupção no país. A ação foi batizada de Lava Jato, na primeira etapa 17 foram presos, incluindo Alberto Youssef, doleiro suspeito de comandar o esquema.

Hoje a operação já é considerada ‘Sem Limites’, e por isso foi assim denominada a sua 57ª fase, que investiga a organização criminosa estruturada.