Ação conjunta da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP/PE) e a Secretaria de Defesa Social (SDS) apreendeu diversos materiais ilícitos na Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra (PDEPG), em Limoeiro, no Agreste, na sexta-feira, 24 de maio.

A operação contou com o efetivo da Polícia Penal, Polícia Militar, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) e Corpo de Bombeiros.

Os celulares apreendidos foram encaminhados à Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica (Giso/SEAP), e a droga à delegacia para providências cabíveis.

Continua após a publicidade:

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Materiais apreendidos:

  • 07 celulares;
  • 151 bigs (possível cocaína);
  • 15 bigs (possível maconha);
  • 12 carregadores de celulares;
  • 08 objetos perfurocortantes;
  • 13 maricas;
  • 02 baterias;

Apreensão de celulares e explosivo

A Secretaria Nacional de Política Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizou, no período de 24 a 26 abril, a Quarta Fase da Operação Mute, que apreendeu 684 aparelhos em estabelecimentos prisionais.

Somadas, as quatro fases da operação retiraram 3.775 celulares usados para comunicação ilícita no interior dos presídios do País.

A operação promoveu pente fino em 102 penitenciárias de 26 unidades federativas e além dos celulares apreendeu quatro artefatos explosivos. Contou com a participação de 3.289 policiais penais estaduais e federais, que revistaram 2.489 celas.

Continua após a publicidade:

Primeira Fase

A primeira fase da Operação Mute ocorreu de 16 a 27 de outubro de 2023, resultando na apreensão de 1.166 aparelhos celulares, um revólver, armas brancas e substâncias análogas a entorpecentes. A revista geral ocorreu em 68 penitenciárias, de 26 estados. Policiais Penais envolvidos: 3305 e Celas revistadas: 2.684

Segunda Fase

A segunda fase da Operação Mute ocorreu de 11 a 15 de dezembro de 2023, resultando na apreensão de 1.294 aparelhos celulares, duas armas de fogo, armas brancas e substâncias análogas a entorpecentes. A revista geral ocorreu em 114 penitenciárias, de 26 estados e Distrito Federal. Policiais Penais envolvidos: 4.894 e Celas revistadas: 5.885.