Uma audiência pública foi realizada para debater o armamento da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), no plenarinho da Casa de José Mariano, na manhã desta quarta-feira (19). A iniciativa do evento partiu do vereador Osmar Ricardo (PT), em parceria com Doduel Varela (PSD). Com 130 anos de fundação, a GCMR tem uma força operacional de 1.732 guardas.

📲 Entre em nosso grupo do Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular.

Os dois parlamentares têm um projeto de lei em tramitação na Casa, em conjunto, sobre porte e cautela de armas para a GCMR.

Continua após a publicidade:

Segundo Osmar Ricardo, habilitar a GCMR a portar armas é assegurar mais segurança e tranquilidade às ruas do Recife.

O vereador Doduel Varela disse que a corporação representa orgulho para a sociedade recifense e falou da importância da presença da Guarda Municipal no centro da cidade.

Continua após a publicidade:

O vereador Alcides Cardoso enfatizou que participou junto com os demais parlamentares da Comissão da Guarda Armada e defendeu o armamento da corporação. Ele citou que elaborou o Projeto de Resolução 7/2024 que institui a Frente Parlamentar pela Guarda Civil Municipal Armada.

Em uma breve fala, a subcomandante da Guarda Municipal do Recife, Dione Pereira de Lima, também defendeu o armamento da corporação do Recife. “Sou a favor de armar a Guarda, desde que seja tudo previsto em lei”. Já o O promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Francisco Ortêncio, disse que a corporação assume um papel fundamental na sociedade e que tem recebido dados que trazem preocupação em relação à letalidade de guardas.

O promotor salientou que as instituições armadas precisam de controle rígido, citou dados e afirmou que o uso de arma de fogo tem que ser feito com responsabilidade.

Continua após a publicidade:

O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Armando Nascimento, citou como exemplo a cidade de Ipojuca.

Também presente na audiência pública, o vereador Felipe Alecrim (Novo) disse que a Casa já discute a questão do armamento da Guarda e que a população, segundo ele, defende a temática do armamento da corporação do Recife.

A presidente do SindGuardas (Sindicato dos Guardas Municipais, Subinspetores, Inspetores e Agentes de Trânsito do Recife), Marília Viana, trouxe dados que, segunda ela, precisariam ser tratados e considerou que a Guarda Civil Municipal do Recife é muito capacitada.