Uma operação intitulada “Salve o Mangue” demoliu ocupações irregulares e retirou 190 toneladas de entulho usados para aterrar um manguezal em área de proteção ambiental no bairro do Jiquiá, Zona Oeste do Recife.

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Detalhes da operação

Segundo a polícia, dez pessoas que compraram lotes no terreno, ocupado sem autorização do poder público, foram detidas, levadas à Delegacia de Meio Ambiente (Depoma) para prestar depoimentos e, em seguida, liberadas. Habitações não ocupadas também foram demolidas.

Continua após a publicidade:

Área de proteção ambiental

As irregularidades foram constatadas em uma área de proteção ambiental equivalente a dois campos de futebol, às margens do rio Jiquiá, nas imediações da Torre do Zepelim.

Investigações e responsáveis

O delegado Ademar Cândido informou que as investigações continuam para identificar as empresas responsáveis pelas obras e pelo aterramento do local. Pelo menos três edificações irregulares foram identificadas.

Denúncias e colaboração

A operação foi montada a partir de denúncias da prefeitura e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A ação, realizada pela Depoma, contou com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Condições do local

A perita criminal Laura Pin informou que a equipe identificou uma área degradada, com lançamento de esgoto, lixo doméstico e eletrônico no mangue e na calha do rio, além do aterramento.